Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427 |
Resumo: | Esta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos. |
id |
UNEB-2_b04bc6376460cb551303feacbbe33447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10427 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensãoEsta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos. UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-19reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427/7304Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia Gracia Clark, Georgia NellieRibeiro, Djeissom Silva 2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10427Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
title |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
spellingShingle |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão Ferreira, Lúcia Gracia |
title_short |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
title_full |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
title_fullStr |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
title_full_unstemmed |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
title_sort |
Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão |
author |
Ferreira, Lúcia Gracia |
author_facet |
Ferreira, Lúcia Gracia Clark, Georgia Nellie Ribeiro, Djeissom Silva |
author_role |
author |
author2 |
Clark, Georgia Nellie Ribeiro, Djeissom Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lúcia Gracia Clark, Georgia Nellie Ribeiro, Djeissom Silva |
description |
Esta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427/7304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-19 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658935631872 |