MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes. |
id |
UNEB-2_b3a33c713a99f463de1392a84df72645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3090 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivasMapeamentoEstudantesEducação de Jovens e AdultosEnsino MédioO presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes. UNEB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 8 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 36-51reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090/2008Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlthof, FláviaMartins Filho, Lourival José2016-12-31T13:41:32Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3090Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2016-12-31T13:41:32Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
title |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
spellingShingle |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas Althof, Flávia Mapeamento Estudantes Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio |
title_short |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
title_full |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
title_fullStr |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
title_full_unstemmed |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
title_sort |
MAPEAMENTO DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: cenários e perspectivas |
author |
Althof, Flávia |
author_facet |
Althof, Flávia Martins Filho, Lourival José |
author_role |
author |
author2 |
Martins Filho, Lourival José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Althof, Flávia Martins Filho, Lourival José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapeamento Estudantes Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio |
topic |
Mapeamento Estudantes Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio |
description |
O presente artigo tem por objetivo realizar ummapeamento do perfil do estudante de Ensino Médio da modalidade educação de jovens e adultos da rede estadual de educação de Santa Catarina. Para fundamentação teórica, além das legislações vigentes sobre o tema, optou-se por recorrer aos estudos de Medeiros (2008), Freire (2005), Andrade (2004), Haddad e Pierro (2000) e Pinto (2000). Como ponto de partida, trouxemos as legislações vigentes que respaldam a oferta da EJA no país e em Santa Catarina; em seguida, realizamos uma breve reflexão sobre quem são os sujeitos que necessitam e buscam uma escolarização na referida modalidade. Na sequência, apresentamos as diretrizes curriculares nacionais e legislações que tratam da função, finalidade e do currículo do Ensino Médio, bem como da oferta deste nível de ensino, aos estudantes catarinenses através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, comentamos sobre os motivos que nos levaram a realizar esta pesquisa e apresentamos os dados referentes ao número de matrícula por região, idade dos alunos matriculados, área de localização, raça/cor e gênero dos estudantes que estão devidamente matriculados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, dados estes obtidos do sistema Educacenso (INEP, 2015), e que permitiram realizar um breve perfil sobre quem são estes estudantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3090/2008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 8 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 36-51 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658559193088 |