Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837 |
Resumo: | O presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional. |
id |
UNEB-2_bf22a4c3fea36720d2588ff35a7f218b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9837 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimasO presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional.UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 152-174reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837/6912Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Sousa, Gilvan Barreto Brito, Denise Aparecida Pinto Nunes, Cláudio2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9837Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
title |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
spellingShingle |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas dos Santos Sousa, Gilvan |
title_short |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
title_full |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
title_fullStr |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
title_full_unstemmed |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
title_sort |
Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas |
author |
dos Santos Sousa, Gilvan |
author_facet |
dos Santos Sousa, Gilvan Barreto Brito, Denise Aparecida Pinto Nunes, Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Barreto Brito, Denise Aparecida Pinto Nunes, Cláudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Sousa, Gilvan Barreto Brito, Denise Aparecida Pinto Nunes, Cláudio |
description |
O presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837/6912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 152-174 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658904174592 |