Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Sousa, Gilvan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreto Brito, Denise Aparecida, Pinto Nunes, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837
Resumo: O presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional.
id UNEB-2_bf22a4c3fea36720d2588ff35a7f218b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9837
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimasO presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional.UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 152-174reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837/6912Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Sousa, Gilvan Barreto Brito, Denise Aparecida Pinto Nunes, Cláudio2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9837Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
title Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
spellingShingle Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
dos Santos Sousa, Gilvan
title_short Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
title_full Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
title_fullStr Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
title_full_unstemmed Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
title_sort Escola e Cordel: tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas
author dos Santos Sousa, Gilvan
author_facet dos Santos Sousa, Gilvan
Barreto Brito, Denise Aparecida
Pinto Nunes, Cláudio
author_role author
author2 Barreto Brito, Denise Aparecida
Pinto Nunes, Cláudio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Sousa, Gilvan
Barreto Brito, Denise Aparecida
Pinto Nunes, Cláudio
description O presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9837/6912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 152-174
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658904174592