A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrera, Rafael M. Hernández
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/853
Resumo: A Formação de Trabalhadores está presente nos debates mais recentes da atualidade acadêmica e política. Desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educativo, econômico, empresarial e social em nosso entorno. Além disso, a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Educação de Adultos são disciplinas científicas que deverão estruturar este tipo de processos educativos. Por sua vez o e-learning é uma metodologia de grande valor neste tipo de formação, já que insiste em um aprendizado baseado na experiência. Os programas de formação para o emprego são vistos como uma oportunidade para adaptar estas atividades às características do aprendizado adulto. Este estudo realiza uma abordagem destes conceitos e são focados em uma pesquisa quantitativa de um programa de formação para o emprego ministrado no formato e-learning por uma das principais associações empresariais da Espanha. Está dividido em quatro partes bem diferenciadas: Na primeira parte é realizada uma aproximação epistemológica à Formação dos Trabalhadores. Posteriormente é feita uma aproximação à formação para o emprego na Espanha: diferentes inciativas relacionadas com a formação para o emprego, análises quantitativas dos programas desenvolvidos ao longo de 2011, número de ações de formação desenvolvidas, participantes nas mesmas, modalidades de ensino, etc. Em terceiro lugar é realizado um percurso pelas origens das associações empresariais na Espanha. Por último, analisa-se um programa de formação de trabalhadores desenvolvido por uma das principais Associações de Empresários da Espanha. Para a realização desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com relação à Formação de Trabalhadores, a Educação de Adultos e a Formação Permanente. Posteriormente, usou-se a metodologia de pesquisa quantitativa para analisar o programa de formação dos trabalhadores da confederação de empresários. Está baseada na análise dos questionários de avaliação que os alunos respondem quando realizam algum curso de Formação para o emprego. Foram analisados 15.000 questionários baseados em 10 categorias/dimensões. 
id UNEB-2_f5d6d6777e466e6da5c5bdbbb94becf4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/853
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de AdultosEducação de AdultosAprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong learning)formação de trabalhadoresformação na empresae-learning.A Formação de Trabalhadores está presente nos debates mais recentes da atualidade acadêmica e política. Desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educativo, econômico, empresarial e social em nosso entorno. Além disso, a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Educação de Adultos são disciplinas científicas que deverão estruturar este tipo de processos educativos. Por sua vez o e-learning é uma metodologia de grande valor neste tipo de formação, já que insiste em um aprendizado baseado na experiência. Os programas de formação para o emprego são vistos como uma oportunidade para adaptar estas atividades às características do aprendizado adulto. Este estudo realiza uma abordagem destes conceitos e são focados em uma pesquisa quantitativa de um programa de formação para o emprego ministrado no formato e-learning por uma das principais associações empresariais da Espanha. Está dividido em quatro partes bem diferenciadas: Na primeira parte é realizada uma aproximação epistemológica à Formação dos Trabalhadores. Posteriormente é feita uma aproximação à formação para o emprego na Espanha: diferentes inciativas relacionadas com a formação para o emprego, análises quantitativas dos programas desenvolvidos ao longo de 2011, número de ações de formação desenvolvidas, participantes nas mesmas, modalidades de ensino, etc. Em terceiro lugar é realizado um percurso pelas origens das associações empresariais na Espanha. Por último, analisa-se um programa de formação de trabalhadores desenvolvido por uma das principais Associações de Empresários da Espanha. Para a realização desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com relação à Formação de Trabalhadores, a Educação de Adultos e a Formação Permanente. Posteriormente, usou-se a metodologia de pesquisa quantitativa para analisar o programa de formação dos trabalhadores da confederação de empresários. Está baseada na análise dos questionários de avaliação que os alunos respondem quando realizam algum curso de Formação para o emprego. Foram analisados 15.000 questionários baseados em 10 categorias/dimensões. UNEB2014-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/853Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 96-115reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/853/607Carrera, Rafael M. Hernándezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-18T19:48:26Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/853Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2014-08-18T19:48:26Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
title A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
spellingShingle A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
Carrera, Rafael M. Hernández
Educação de Adultos
Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong learning)
formação de trabalhadores
formação na empresa
e-learning.
title_short A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
title_full A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
title_fullStr A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
title_full_unstemmed A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
title_sort A formação de trabalhadores na modalidade On Line. Uma análise quantitativa na perspectiva da Educação de Adultos
author Carrera, Rafael M. Hernández
author_facet Carrera, Rafael M. Hernández
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrera, Rafael M. Hernández
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Adultos
Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong learning)
formação de trabalhadores
formação na empresa
e-learning.
topic Educação de Adultos
Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong learning)
formação de trabalhadores
formação na empresa
e-learning.
description A Formação de Trabalhadores está presente nos debates mais recentes da atualidade acadêmica e política. Desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educativo, econômico, empresarial e social em nosso entorno. Além disso, a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Educação de Adultos são disciplinas científicas que deverão estruturar este tipo de processos educativos. Por sua vez o e-learning é uma metodologia de grande valor neste tipo de formação, já que insiste em um aprendizado baseado na experiência. Os programas de formação para o emprego são vistos como uma oportunidade para adaptar estas atividades às características do aprendizado adulto. Este estudo realiza uma abordagem destes conceitos e são focados em uma pesquisa quantitativa de um programa de formação para o emprego ministrado no formato e-learning por uma das principais associações empresariais da Espanha. Está dividido em quatro partes bem diferenciadas: Na primeira parte é realizada uma aproximação epistemológica à Formação dos Trabalhadores. Posteriormente é feita uma aproximação à formação para o emprego na Espanha: diferentes inciativas relacionadas com a formação para o emprego, análises quantitativas dos programas desenvolvidos ao longo de 2011, número de ações de formação desenvolvidas, participantes nas mesmas, modalidades de ensino, etc. Em terceiro lugar é realizado um percurso pelas origens das associações empresariais na Espanha. Por último, analisa-se um programa de formação de trabalhadores desenvolvido por uma das principais Associações de Empresários da Espanha. Para a realização desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com relação à Formação de Trabalhadores, a Educação de Adultos e a Formação Permanente. Posteriormente, usou-se a metodologia de pesquisa quantitativa para analisar o programa de formação dos trabalhadores da confederação de empresários. Está baseada na análise dos questionários de avaliação que os alunos respondem quando realizam algum curso de Formação para o emprego. Foram analisados 15.000 questionários baseados em 10 categorias/dimensões. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/853
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/853/607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 96-115
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658496278528