Editorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17121 |
Resumo: | A Revista da FAEEBA apresenta, nesta edição, o Dossiê Educação Integral e Desenvolvimento Humano com um tema que nos revela muito das demandas da educação básica e suas relações com as produções de pesquisa, formação e extensão nessa área de conhecimento.A Educação Integral é um espaço-tempo de disputas político-pedagógicas que temos de enfrentar nos cotidianos da escola em suas diferentes práticas curriculares. As temporalidades e suas relações com a formação integral dos sujeitos representam, cada vez mais, outros modos de fazer-sentir-pensar a educação nos tempos atuais, numa perspectiva que possa ampliar os horizontes dos/as estudantes e docentes, em lutas e práticas emancipatórias. Este volume amplia as discussões sobre o assunto e aponta para uma ação socialmente integradora, de tal forma que possa representar uma contribuição ao processo de (re) democratização da instituição escolar pública. O retrocesso histórico que tivemos nos últimos anos evidencia os limites postos à luta pela democratização do Estado brasileiro e, sobretudo, das políticas públicas. Especificamente, na área educacional, projetos como Escola sem Partido, a reforma do ensino médio e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular reforçaram princípios das agendas neoliberais e ultraconservadoras que garantiram o interesse, sobretudo, do desmonte do ensino público |
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EditorialEducação IntegralEducação-políticas públicasA Revista da FAEEBA apresenta, nesta edição, o Dossiê Educação Integral e Desenvolvimento Humano com um tema que nos revela muito das demandas da educação básica e suas relações com as produções de pesquisa, formação e extensão nessa área de conhecimento.A Educação Integral é um espaço-tempo de disputas político-pedagógicas que temos de enfrentar nos cotidianos da escola em suas diferentes práticas curriculares. As temporalidades e suas relações com a formação integral dos sujeitos representam, cada vez mais, outros modos de fazer-sentir-pensar a educação nos tempos atuais, numa perspectiva que possa ampliar os horizontes dos/as estudantes e docentes, em lutas e práticas emancipatórias. Este volume amplia as discussões sobre o assunto e aponta para uma ação socialmente integradora, de tal forma que possa representar uma contribuição ao processo de (re) democratização da instituição escolar pública. O retrocesso histórico que tivemos nos últimos anos evidencia os limites postos à luta pela democratização do Estado brasileiro e, sobretudo, das políticas públicas. Especificamente, na área educacional, projetos como Escola sem Partido, a reforma do ensino médio e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular reforçaram princípios das agendas neoliberais e ultraconservadoras que garantiram o interesse, sobretudo, do desmonte do ensino públicoUNEB2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1712110.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p12Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 122358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n70reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17121/11255Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-15T00:22:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/17121Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-15T00:22:37Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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