Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Cássia Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Fabiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8131
Resumo: Resumo: Objetiva-se traçar uma genealogia do Movimento Escola sem Partido quanto à elaboração de discursividades que vinculam os Estudos de Gênero aos ideários Comunistas. Via pesquisa e análise documental dos estatutos de Projetos de Lei, de Notas técnicas, de Requerimentos de Informação e de algumas publicações em sites do Movimento, evidenciam-se os aparatos discursivos a impor uma visão de neutralidade nas escolas, combativa da doutrinação e dos processos de subversão moral provadas pelos debates de Gênero. Critica-se a visão restritiva do Escola sem Partido e sua promoção de uma uma pedagogia fascista. Palavras chave: Estudos de Gênero. Discursividades. Escola sem Partido. COMMUNISM AND GENDER IN UNPOLITICAL SCHOOL: NOTES NOT TO SUCCEED TO A FASCIST PEDAGOGYAbstract: The objective is to trace a genealogy of the Unpolitical School Movement regarding the elaboration of discursivities that link Gender Studies to Communist ideas. Through research and documentary analysis of the statutes of Law Projects, Technical Notes, Information Requirements and some publications on the Movement's websites, the discursive apparatus to impose a view of neutrality in schools, combating indoctrination and processes, is evident. of moral subversion proved by the Gender debates. The restrictive view of Unpolitical School is criticized and its promotion of a fascist pedagogy. Keywords: Gender Studies. Discourse. Unpolitical School. COMUNISMO Y GÉNERO EN LA ESCUELA SIN PARTIDO: NOTAS PARA NO TENER ÉXITO EN UNA PEDAGOGÍA FASCISTAResumen: El objetivo es rastrear una genealogía del movimiento Escuela Sin Partido con respecto a la elaboración de discursividades que vinculan los estudios de género con las ideas comunistas. A través de la investigación y el análisis documental de los estatutos de proyectos de ley, notas técnicas, requisitos de información y algunas publicaciones en los sitios web del Movimiento, es evidente el aparato discursivo para imponer una visión de neutralidad en las escuelas, combatir el adoctrinamiento y los procesos. de subversión moral demostrada por los debates de género. Se critica la visión restrictiva de Escuela sin Partido y se promueve una pedagogía fascista.Palabras clave: Estudios de género. Discurso. Escuela sin Partido. 
id UNEB-3_21ec68755e0dffbeead2d46c01470cd1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8131
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascistaEstudos de gêneroDiscursividadesEscola sem PartidoResumo: Objetiva-se traçar uma genealogia do Movimento Escola sem Partido quanto à elaboração de discursividades que vinculam os Estudos de Gênero aos ideários Comunistas. Via pesquisa e análise documental dos estatutos de Projetos de Lei, de Notas técnicas, de Requerimentos de Informação e de algumas publicações em sites do Movimento, evidenciam-se os aparatos discursivos a impor uma visão de neutralidade nas escolas, combativa da doutrinação e dos processos de subversão moral provadas pelos debates de Gênero. Critica-se a visão restritiva do Escola sem Partido e sua promoção de uma uma pedagogia fascista. Palavras chave: Estudos de Gênero. Discursividades. Escola sem Partido. COMMUNISM AND GENDER IN UNPOLITICAL SCHOOL: NOTES NOT TO SUCCEED TO A FASCIST PEDAGOGYAbstract: The objective is to trace a genealogy of the Unpolitical School Movement regarding the elaboration of discursivities that link Gender Studies to Communist ideas. Through research and documentary analysis of the statutes of Law Projects, Technical Notes, Information Requirements and some publications on the Movement's websites, the discursive apparatus to impose a view of neutrality in schools, combating indoctrination and processes, is evident. of moral subversion proved by the Gender debates. The restrictive view of Unpolitical School is criticized and its promotion of a fascist pedagogy. Keywords: Gender Studies. Discourse. Unpolitical School. COMUNISMO Y GÉNERO EN LA ESCUELA SIN PARTIDO: NOTAS PARA NO TENER ÉXITO EN UNA PEDAGOGÍA FASCISTAResumen: El objetivo es rastrear una genealogía del movimiento Escuela Sin Partido con respecto a la elaboración de discursividades que vinculan los estudios de género con las ideas comunistas. A través de la investigación y el análisis documental de los estatutos de proyectos de ley, notas técnicas, requisitos de información y algunas publicaciones en los sitios web del Movimiento, es evidente el aparato discursivo para imponer una visión de neutralidad en las escuelas, combatir el adoctrinamiento y los procesos. de subversión moral demostrada por los debates de género. Se critica la visión restrictiva de Escuela sin Partido y se promueve una pedagogía fascista.Palabras clave: Estudios de género. Discurso. Escuela sin Partido. UNEB2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/813110.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p168-186Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 168-1862358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8131/pdfCopyright (c) 2020 Cássia Cristina Furlan, Fabiana Aparecida de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlan, Cássia CristinaCarvalho, Fabiana Aparecida de2023-04-18T00:33:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8131Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:33:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
title Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
spellingShingle Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
Furlan, Cássia Cristina
Estudos de gênero
Discursividades
Escola sem Partido
title_short Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
title_full Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
title_fullStr Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
title_full_unstemmed Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
title_sort Comunismo e gênero no escola sem partido: notas para não sucumbir a uma pedagogia fascista
author Furlan, Cássia Cristina
author_facet Furlan, Cássia Cristina
Carvalho, Fabiana Aparecida de
author_role author
author2 Carvalho, Fabiana Aparecida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlan, Cássia Cristina
Carvalho, Fabiana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de gênero
Discursividades
Escola sem Partido
topic Estudos de gênero
Discursividades
Escola sem Partido
description Resumo: Objetiva-se traçar uma genealogia do Movimento Escola sem Partido quanto à elaboração de discursividades que vinculam os Estudos de Gênero aos ideários Comunistas. Via pesquisa e análise documental dos estatutos de Projetos de Lei, de Notas técnicas, de Requerimentos de Informação e de algumas publicações em sites do Movimento, evidenciam-se os aparatos discursivos a impor uma visão de neutralidade nas escolas, combativa da doutrinação e dos processos de subversão moral provadas pelos debates de Gênero. Critica-se a visão restritiva do Escola sem Partido e sua promoção de uma uma pedagogia fascista. Palavras chave: Estudos de Gênero. Discursividades. Escola sem Partido. COMMUNISM AND GENDER IN UNPOLITICAL SCHOOL: NOTES NOT TO SUCCEED TO A FASCIST PEDAGOGYAbstract: The objective is to trace a genealogy of the Unpolitical School Movement regarding the elaboration of discursivities that link Gender Studies to Communist ideas. Through research and documentary analysis of the statutes of Law Projects, Technical Notes, Information Requirements and some publications on the Movement's websites, the discursive apparatus to impose a view of neutrality in schools, combating indoctrination and processes, is evident. of moral subversion proved by the Gender debates. The restrictive view of Unpolitical School is criticized and its promotion of a fascist pedagogy. Keywords: Gender Studies. Discourse. Unpolitical School. COMUNISMO Y GÉNERO EN LA ESCUELA SIN PARTIDO: NOTAS PARA NO TENER ÉXITO EN UNA PEDAGOGÍA FASCISTAResumen: El objetivo es rastrear una genealogía del movimiento Escuela Sin Partido con respecto a la elaboración de discursividades que vinculan los estudios de género con las ideas comunistas. A través de la investigación y el análisis documental de los estatutos de proyectos de ley, notas técnicas, requisitos de información y algunas publicaciones en los sitios web del Movimiento, es evidente el aparato discursivo para imponer una visión de neutralidad en las escuelas, combatir el adoctrinamiento y los procesos. de subversión moral demostrada por los debates de género. Se critica la visión restrictiva de Escuela sin Partido y se promueve una pedagogía fascista.Palabras clave: Estudios de género. Discurso. Escuela sin Partido. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8131
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p168-186
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8131
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p168-186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8131/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cássia Cristina Furlan, Fabiana Aparecida de Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cássia Cristina Furlan, Fabiana Aparecida de Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 168-186
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957203406848