ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479 |
Resumo: | Este trabalho estudou as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico (NAG)no ensino de matemática nas classes de troisième e de seconde na França. Ele objetivou compreender como os professores utilizam e orientam os alunos sobre essas inter-relações e estudar em que medida a utilização de tais inter-relações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Com base na teoria da antropologia do didático desenvolvida porYves Chevallard, partiu-se da hipótese de que existe um vazio didático para estas inter-relações enquanto ferramenta e enquanto objeto. A despeito desse vazio didático, as inter-relações estão presentes nas práticas dos professores, elas têm um lugar e um papel importante no ensino da matemática.Esse vazio pode constituir um obstáculo no processo ensino e aprendizagem, sobretudo para os estudantes na execução de atividades que envolvem, simultaneamente, os domínios numérico-algébrico e geométrico, assim como no momento da construção de novos conhecimentos. A tese apresenta as características das práticas de ensino sobre o NAG no contexto do observatório das práticas sobre o numérico iniciada por Alain Bronner. A metodologia é do tipo clínico, baseandose em dados recolhidos junto a dois professores e seus alunos. Este trabalho compreende, acerca do NAG, um estudo histórico e epistemológico, um estudo de currículos e livros didáticos e das práticas de professores. Além de evidenciar as condições atuais de ensino, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito ao papel das inter-relações entre os domínios matemáticos. |
id |
UNEB-3_272b0b49beb5b2c13665278583d466bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/479 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.Ensino da matematicaEste trabalho estudou as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico (NAG)no ensino de matemática nas classes de troisième e de seconde na França. Ele objetivou compreender como os professores utilizam e orientam os alunos sobre essas inter-relações e estudar em que medida a utilização de tais inter-relações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Com base na teoria da antropologia do didático desenvolvida porYves Chevallard, partiu-se da hipótese de que existe um vazio didático para estas inter-relações enquanto ferramenta e enquanto objeto. A despeito desse vazio didático, as inter-relações estão presentes nas práticas dos professores, elas têm um lugar e um papel importante no ensino da matemática.Esse vazio pode constituir um obstáculo no processo ensino e aprendizagem, sobretudo para os estudantes na execução de atividades que envolvem, simultaneamente, os domínios numérico-algébrico e geométrico, assim como no momento da construção de novos conhecimentos. A tese apresenta as características das práticas de ensino sobre o NAG no contexto do observatório das práticas sobre o numérico iniciada por Alain Bronner. A metodologia é do tipo clínico, baseandose em dados recolhidos junto a dois professores e seus alunos. Este trabalho compreende, acerca do NAG, um estudo histórico e epistemológico, um estudo de currículos e livros didáticos e das práticas de professores. Além de evidenciar as condições atuais de ensino, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito ao papel das inter-relações entre os domínios matemáticos.UNEB2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/47910.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479/412Farias, Luiz Marcio Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:45:58Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/479Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:45:58Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
title |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
spellingShingle |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. Farias, Luiz Marcio Santos Ensino da matematica |
title_short |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
title_full |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
title_fullStr |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
title_sort |
ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE. |
author |
Farias, Luiz Marcio Santos |
author_facet |
Farias, Luiz Marcio Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Luiz Marcio Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matematica |
topic |
Ensino da matematica |
description |
Este trabalho estudou as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico (NAG)no ensino de matemática nas classes de troisième e de seconde na França. Ele objetivou compreender como os professores utilizam e orientam os alunos sobre essas inter-relações e estudar em que medida a utilização de tais inter-relações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Com base na teoria da antropologia do didático desenvolvida porYves Chevallard, partiu-se da hipótese de que existe um vazio didático para estas inter-relações enquanto ferramenta e enquanto objeto. A despeito desse vazio didático, as inter-relações estão presentes nas práticas dos professores, elas têm um lugar e um papel importante no ensino da matemática.Esse vazio pode constituir um obstáculo no processo ensino e aprendizagem, sobretudo para os estudantes na execução de atividades que envolvem, simultaneamente, os domínios numérico-algébrico e geométrico, assim como no momento da construção de novos conhecimentos. A tese apresenta as características das práticas de ensino sobre o NAG no contexto do observatório das práticas sobre o numérico iniciada por Alain Bronner. A metodologia é do tipo clínico, baseandose em dados recolhidos junto a dois professores e seus alunos. Este trabalho compreende, acerca do NAG, um estudo histórico e epistemológico, um estudo de currículos e livros didáticos e das práticas de professores. Além de evidenciar as condições atuais de ensino, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito ao papel das inter-relações entre os domínios matemáticos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955479547904 |