Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310 |
Resumo: | O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo. |
id |
UNEB-3_2b886b9eb5ee65cea849bfa4176b5b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1310 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativoEducação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos.O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo.UNEB2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/131010.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 75-882358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n43reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310/885Copyright (c) 2021 Débora Monteiro do Amaral, Aida Victoria montrone Garcia Montrone (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Débora Monteiro doMontrone, Aida Victoria montrone Garcia2023-04-18T01:11:03Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1310Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:11:03Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
title |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
spellingShingle |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo Amaral, Débora Monteiro do Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos. |
title_short |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
title_full |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
title_fullStr |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
title_full_unstemmed |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
title_sort |
Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo |
author |
Amaral, Débora Monteiro do |
author_facet |
Amaral, Débora Monteiro do Montrone, Aida Victoria montrone Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Montrone, Aida Victoria montrone Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Débora Monteiro do Montrone, Aida Victoria montrone Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos. |
topic |
Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos. |
description |
O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310/885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Débora Monteiro do Amaral, Aida Victoria montrone Garcia Montrone (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Débora Monteiro do Amaral, Aida Victoria montrone Garcia Montrone (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 75-88 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n43 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956251299840 |