MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luísa Álvares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Graça, Luciana, Carnin, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/829
Resumo: Os modelos atualmente adotados, quer em Portugal quer no Brasil, no contexto da universitarização da formação de professores para a competência de escrita, em particular, têm proposto novas formas de agir didático, nomeadamente, no sentido de uma articulação entre a formação e o próprio contexto escolar. Após uma breve apresentação de algumas considerações sobre a formação de professores para o ensino da língua, em geral, e para o ensino da produção escrita, em particular, passaremos à apresentação de três processos de formação contínua para o ensino da produção de textos escritos, terminando com algumas considerações que podem ser extraídas de todo esse processo, e que nos permitem equacionar princípios-chave para a definição de um modelo de formação de professores para o ensino dessa competência.
id UNEB-3_41ad685f70fcd77247ba2a00828f190f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/829
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASILFormação de professoresGêneros de textoEscrita.Os modelos atualmente adotados, quer em Portugal quer no Brasil, no contexto da universitarização da formação de professores para a competência de escrita, em particular, têm proposto novas formas de agir didático, nomeadamente, no sentido de uma articulação entre a formação e o próprio contexto escolar. Após uma breve apresentação de algumas considerações sobre a formação de professores para o ensino da língua, em geral, e para o ensino da produção escrita, em particular, passaremos à apresentação de três processos de formação contínua para o ensino da produção de textos escritos, terminando com algumas considerações que podem ser extraídas de todo esse processo, e que nos permitem equacionar princípios-chave para a definição de um modelo de formação de professores para o ensino dessa competência.UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/82910.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/829/587Pereira, Luísa ÁlvaresGraça, LucianaCarnin, Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:32:59Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/829Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:32:59Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
title MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
spellingShingle MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
Pereira, Luísa Álvares
Formação de professores
Gêneros de texto
Escrita.
title_short MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_full MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_fullStr MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_full_unstemmed MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
title_sort MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL
author Pereira, Luísa Álvares
author_facet Pereira, Luísa Álvares
Graça, Luciana
Carnin, Anderson
author_role author
author2 Graça, Luciana
Carnin, Anderson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luísa Álvares
Graça, Luciana
Carnin, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Gêneros de texto
Escrita.
topic Formação de professores
Gêneros de texto
Escrita.
description Os modelos atualmente adotados, quer em Portugal quer no Brasil, no contexto da universitarização da formação de professores para a competência de escrita, em particular, têm proposto novas formas de agir didático, nomeadamente, no sentido de uma articulação entre a formação e o próprio contexto escolar. Após uma breve apresentação de algumas considerações sobre a formação de professores para o ensino da língua, em geral, e para o ensino da produção escrita, em particular, passaremos à apresentação de três processos de formação contínua para o ensino da produção de textos escritos, terminando com algumas considerações que podem ser extraídas de todo esse processo, e que nos permitem equacionar princípios-chave para a definição de um modelo de formação de professores para o ensino dessa competência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/829
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/829
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/829/587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955910512640