Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar, no discurso pedagógico acerca da deficiência, as formações discursivas que se produzem a partir do encontro entre formações imaginárias e acontecimento discursivo, conforme formulação de Pêcheux. O corpus foi constituído por materiais produzidos por grupos focais, dos quais participaram docentes de salas de recursos, de salas comuns, técnicos e gestores da educação especial. Compreende o processo discursivo como composto por jogos de sentido regulados cultural e historicamente. Em tais jogos, analisando-se os lugares de onde falam aqueles que descrevem as salas de recursos e o lugar do outro em tais descrições, assim como as circunstâncias em que tal acontecimento discursivo ocorre, são explicitadas relações que evidenciam a heterogeneidade do discurso pedagógico sobre inclusão, o qual oscila entre o autoritário e o polêmico. |
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