Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Hildete Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar, no discurso pedagógico acerca da deficiência, as formações discursivas que se produzem a partir do encontro entre formações imaginárias e acontecimento discursivo, conforme formulação de Pêcheux. O corpus foi constituído por materiais produzidos por grupos focais, dos quais participaram docentes de salas de recursos, de salas comuns, técnicos e gestores da educação especial.  Compreende o processo discursivo como composto por jogos de sentido regulados cultural e historicamente. Em tais jogos, analisando-se os lugares de onde falam aqueles que descrevem as salas de recursos e o lugar do outro em tais descrições, assim como as circunstâncias em que tal acontecimento discursivo ocorre, são explicitadas relações que evidenciam a heterogeneidade do discurso pedagógico sobre inclusão, o qual oscila entre o autoritário e o polêmico.
id UNEB-3_4c83bf1ad13e9f2e71aa2fba9da988f1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4272
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivoAnálise de discursoDeficiênciaPolíticas públicasO artigo tem como objetivo analisar, no discurso pedagógico acerca da deficiência, as formações discursivas que se produzem a partir do encontro entre formações imaginárias e acontecimento discursivo, conforme formulação de Pêcheux. O corpus foi constituído por materiais produzidos por grupos focais, dos quais participaram docentes de salas de recursos, de salas comuns, técnicos e gestores da educação especial.  Compreende o processo discursivo como composto por jogos de sentido regulados cultural e historicamente. Em tais jogos, analisando-se os lugares de onde falam aqueles que descrevem as salas de recursos e o lugar do outro em tais descrições, assim como as circunstâncias em que tal acontecimento discursivo ocorre, são explicitadas relações que evidenciam a heterogeneidade do discurso pedagógico sobre inclusão, o qual oscila entre o autoritário e o polêmico.UNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/427210.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p209-223Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 209-2232358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n50reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272/2669Copyright (c) 2017 Hildete Pereira Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Hildete Pereira2023-04-18T00:56:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4272Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:56:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
title Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
spellingShingle Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
Anjos, Hildete Pereira
Análise de discurso
Deficiência
Políticas públicas
title_short Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
title_full Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
title_fullStr Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
title_full_unstemmed Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
title_sort Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivo
author Anjos, Hildete Pereira
author_facet Anjos, Hildete Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Hildete Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso
Deficiência
Políticas públicas
topic Análise de discurso
Deficiência
Políticas públicas
description O artigo tem como objetivo analisar, no discurso pedagógico acerca da deficiência, as formações discursivas que se produzem a partir do encontro entre formações imaginárias e acontecimento discursivo, conforme formulação de Pêcheux. O corpus foi constituído por materiais produzidos por grupos focais, dos quais participaram docentes de salas de recursos, de salas comuns, técnicos e gestores da educação especial.  Compreende o processo discursivo como composto por jogos de sentido regulados cultural e historicamente. Em tais jogos, analisando-se os lugares de onde falam aqueles que descrevem as salas de recursos e o lugar do outro em tais descrições, assim como as circunstâncias em que tal acontecimento discursivo ocorre, são explicitadas relações que evidenciam a heterogeneidade do discurso pedagógico sobre inclusão, o qual oscila entre o autoritário e o polêmico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p209-223
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p209-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4272/2669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Hildete Pereira Anjos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Hildete Pereira Anjos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 209-223
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956371886080