Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil. |
id |
UNEB-3_4d0b393e99677c7933a84f864208f608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9913 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJPrograma escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais.O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil.UNEB2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/991310.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 283-2982358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n61reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913/7793Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho Santos, Suelen Pereira Estevam, Pedro Clei Sanches Macedo info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ramofly Bicalho Estevam, Suelen PereiraMacedo, Pedro Clei Sanches 2021-10-19T23:46:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9913Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-10-19T23:46:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
title |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
spellingShingle |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ Santos, Ramofly Bicalho Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais. |
title_short |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
title_full |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
title_fullStr |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
title_full_unstemmed |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
title_sort |
Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ |
author |
Santos, Ramofly Bicalho |
author_facet |
Santos, Ramofly Bicalho Estevam, Suelen Pereira Macedo, Pedro Clei Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Estevam, Suelen Pereira Macedo, Pedro Clei Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ramofly Bicalho Estevam, Suelen Pereira Macedo, Pedro Clei Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais. |
topic |
Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais. |
description |
O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913/7793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho Santos, Suelen Pereira Estevam, Pedro Clei Sanches Macedo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho Santos, Suelen Pereira Estevam, Pedro Clei Sanches Macedo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 283-298 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v30.n61 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957286244352 |