Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ramofly Bicalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Estevam, Suelen Pereira, Macedo, Pedro Clei Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil.
id UNEB-3_4d0b393e99677c7933a84f864208f608
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9913
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJPrograma escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais.O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil.UNEB2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/991310.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 283-2982358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n61reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913/7793Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho Santos, Suelen Pereira Estevam, Pedro Clei Sanches Macedo info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ramofly Bicalho Estevam, Suelen PereiraMacedo, Pedro Clei Sanches 2021-10-19T23:46:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9913Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-10-19T23:46:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
title Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
spellingShingle Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
Santos, Ramofly Bicalho
Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais.
title_short Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
title_full Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
title_fullStr Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
title_full_unstemmed Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
title_sort Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ
author Santos, Ramofly Bicalho
author_facet Santos, Ramofly Bicalho
Estevam, Suelen Pereira
Macedo, Pedro Clei Sanches
author_role author
author2 Estevam, Suelen Pereira
Macedo, Pedro Clei Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ramofly Bicalho
Estevam, Suelen Pereira
Macedo, Pedro Clei Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais.
topic Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais.
description O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913/7793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho Santos, Suelen Pereira Estevam, Pedro Clei Sanches Macedo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho Santos, Suelen Pereira Estevam, Pedro Clei Sanches Macedo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 283-298
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v30.n61
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957286244352