Recontextualização da política curricular para a educação das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Etelvina Queiroz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira, Núbia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6179
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreendercomo se recontextualizam as políticas curriculares para a educação das relaçõesétnico-raciais para o Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do IF Baiano campusGuanambi. Tem como principal referencial as contribuições de Basil Bernsteincom a teoria da recontextualização, os estudos de Ball e Bowe sobre ciclo depolíticas e, também, os estudos no campo do currículo e das relações étnicoraciais.A investigação questionou como a educação para as relações étnicoraciaisé recontextualizada na prática das professoras de Arte, Língua Portuguesae História da referida instituição de ensino. Os dados foram construídos por meioda análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas. Ao longo dapesquisa, percebeu-se como se efetiva, no cotidiano escolar, por meio da práticapedagógica, o processo de recontextualização das propostas curriculares paraeducação das relações étnico-raciais.
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