Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andréa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saldanha, Claudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10497
Resumo: The article starts from the premise that the continuous dialogue between psychoanalysis and literature has contributed to the depatologization of the concept of the symptom in psychoanalytic theory. The questions that are examined in the text are: How far can this exchange between literature and psychoanalysis have resonances in investigations based on psychoanalysis and related to other fields of knowledge, such as education? Could a path through the dialogue between psychoanalysis and literature support a depatologization of the symptom in times of growing expansion and the use of diagnosis in education, especially around learning disorders such as disortographic symptoms? Through a clinical approach, it examines and defends some contributions from the theory of the psychoanalytic clinic that can help in the management of the callejones without knowing during the literacy, which also circumscribe the logical moment to affect the psychic structure of the child.
id UNEB-3_574171f48f86a5cc94f8ace9eb2db59d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10497
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográficoPsicanáliseLiteraturaEducaçãoSintoma disortográficoThe article starts from the premise that the continuous dialogue between psychoanalysis and literature has contributed to the depatologization of the concept of the symptom in psychoanalytic theory. The questions that are examined in the text are: How far can this exchange between literature and psychoanalysis have resonances in investigations based on psychoanalysis and related to other fields of knowledge, such as education? Could a path through the dialogue between psychoanalysis and literature support a depatologization of the symptom in times of growing expansion and the use of diagnosis in education, especially around learning disorders such as disortographic symptoms? Through a clinical approach, it examines and defends some contributions from the theory of the psychoanalytic clinic that can help in the management of the callejones without knowing during the literacy, which also circumscribe the logical moment to affect the psychic structure of the child.O artigo parte da premissa de que a contínua interlocução entre a psicanálise e a literatura teria contribuído para a despatologização do conceito de sintoma na teoria psicanalítica. Os questionamentos examinados no texto são: Em que medida esse intercâmbio entre a literatura e a psicanálise pode ter ressonâncias nas pesquisas com fundamentação da psicanálise e que se relacionam com outros campos de saber, como, por exemplo, a educação? Um percurso pela interlocução entre os dois campos poderia fornecer subsídios para uma despatologização do sintoma em tempos de crescente ampliação e utilização de diagnóstico na educação, em especial em torno dos transtornos de aprendizagem tais como o sintoma disortográfico? Através de um recorte clínico, examina e defende algumas contribuições da teoria da clínica psicanalítica que podem auxiliar no manejo dos impasses com o saber durante a alfabetização que circunscreve, também, o momento lógico de efetuação da estrutura psíquica da criança.UNEB2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1049710.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p67-83Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 60 (2020): Psicanálise e Educação; 67-832358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n60reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10497/7416Fernandes, AndréaSaldanha, Claudia Maria info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T00:24:55Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10497Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:24:55Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
title Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
spellingShingle Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
Fernandes, Andréa
Psicanálise
Literatura
Educação
Sintoma disortográfico
title_short Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
title_full Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
title_fullStr Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
title_full_unstemmed Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
title_sort Psicanálise, literatura e educação: : uma escrita para a despatologização do sintoma disortográfico
author Fernandes, Andréa
author_facet Fernandes, Andréa
Saldanha, Claudia Maria
author_role author
author2 Saldanha, Claudia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andréa
Saldanha, Claudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Literatura
Educação
Sintoma disortográfico
topic Psicanálise
Literatura
Educação
Sintoma disortográfico
description The article starts from the premise that the continuous dialogue between psychoanalysis and literature has contributed to the depatologization of the concept of the symptom in psychoanalytic theory. The questions that are examined in the text are: How far can this exchange between literature and psychoanalysis have resonances in investigations based on psychoanalysis and related to other fields of knowledge, such as education? Could a path through the dialogue between psychoanalysis and literature support a depatologization of the symptom in times of growing expansion and the use of diagnosis in education, especially around learning disorders such as disortographic symptoms? Through a clinical approach, it examines and defends some contributions from the theory of the psychoanalytic clinic that can help in the management of the callejones without knowing during the literacy, which also circumscribe the logical moment to affect the psychic structure of the child.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10497
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p67-83
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10497
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p67-83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10497/7416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 60 (2020): Psicanálise e Educação; 67-83
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n60
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957760200704