TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1026 |
Resumo: | A educação concebida e realizada com suporte digital apresenta na atualidade um complexo conjunto de redes sociotecnoló-gicas, com interface hipermidiática múltipla e multifacetada, com possibilidades de interação por comunicação presencial e remota. A este paradigma se pode chamar de “Educação Digital”. Considera-se, como ponto de partida conceitual deste artigo, um processo de modelagem teórica em mídia do conhecimento no formato de hipermídia complexa (Complexmedia), a qual comporta objetos educacionais nas modalidades de Simuladores-Animadores (SF), Experimentos Educacionais (EE), Áudio (RD) e Audiovisual (TV). O referencial teórico é suportado pela Teoria Socio-histórica a partir de um diálogo estabelecido entre os três principais autores que emprestarão sustentação às investigações: Vygotsky (1984, 1993), Leontiev (1978) e Thompson (1998). Aspectos complementares de fundamentação estruturam-se em Morin e Le Moigne (2000), na revisão do conceito de tecnologia educacional e construção do conceito de Ciberarquitetura (CARVALHO NETO, 2006), que amparam a modelagem teórica em mídia do conhecimento, na modalidade de hipermídia complexa (Complexmedia). O modelo de autoria tecnológica e design em mídia do conhecimento foi oportunizado e deflagrado por ocasião da chamada pública para o Projeto CONDIGITAL, lançado por via editalícia pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e executado no período 2007 a 2010 pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), a partir de aprovação federal com o título original da obra Física Vivencial: uma Aventura do Conhecimento. |
id |
UNEB-3_58174de23272de23a67abb54ec9307d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1026 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASOEducação digitalObjetos educacionais digitaisComplexmediaPlataforma complexmediaEngenharia e gestão do conhecimentoA educação concebida e realizada com suporte digital apresenta na atualidade um complexo conjunto de redes sociotecnoló-gicas, com interface hipermidiática múltipla e multifacetada, com possibilidades de interação por comunicação presencial e remota. A este paradigma se pode chamar de “Educação Digital”. Considera-se, como ponto de partida conceitual deste artigo, um processo de modelagem teórica em mídia do conhecimento no formato de hipermídia complexa (Complexmedia), a qual comporta objetos educacionais nas modalidades de Simuladores-Animadores (SF), Experimentos Educacionais (EE), Áudio (RD) e Audiovisual (TV). O referencial teórico é suportado pela Teoria Socio-histórica a partir de um diálogo estabelecido entre os três principais autores que emprestarão sustentação às investigações: Vygotsky (1984, 1993), Leontiev (1978) e Thompson (1998). Aspectos complementares de fundamentação estruturam-se em Morin e Le Moigne (2000), na revisão do conceito de tecnologia educacional e construção do conceito de Ciberarquitetura (CARVALHO NETO, 2006), que amparam a modelagem teórica em mídia do conhecimento, na modalidade de hipermídia complexa (Complexmedia). O modelo de autoria tecnológica e design em mídia do conhecimento foi oportunizado e deflagrado por ocasião da chamada pública para o Projeto CONDIGITAL, lançado por via editalícia pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e executado no período 2007 a 2010 pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), a partir de aprovação federal com o título original da obra Física Vivencial: uma Aventura do Conhecimento.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/102610.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p37-48Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 37-482358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1026/706Copyright (c) 2022 Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, Araci Hack Catapan (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Neto, Cassiano Zeferino deCatapan, Araci Hack2022-02-10T18:04:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1026Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-10T18:04:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
title |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
spellingShingle |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de Educação digital Objetos educacionais digitais Complexmedia Plataforma complexmedia Engenharia e gestão do conhecimento |
title_short |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
title_full |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
title_fullStr |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
title_sort |
TECNOLOGIA E DESIGN DE COMPLEXMEDIA DEDICADA À EDUCAÇÃO DIGITAL: UM RELATO DE CASO |
author |
Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de |
author_facet |
Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de Catapan, Araci Hack |
author_role |
author |
author2 |
Catapan, Araci Hack |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de Catapan, Araci Hack |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação digital Objetos educacionais digitais Complexmedia Plataforma complexmedia Engenharia e gestão do conhecimento |
topic |
Educação digital Objetos educacionais digitais Complexmedia Plataforma complexmedia Engenharia e gestão do conhecimento |
description |
A educação concebida e realizada com suporte digital apresenta na atualidade um complexo conjunto de redes sociotecnoló-gicas, com interface hipermidiática múltipla e multifacetada, com possibilidades de interação por comunicação presencial e remota. A este paradigma se pode chamar de “Educação Digital”. Considera-se, como ponto de partida conceitual deste artigo, um processo de modelagem teórica em mídia do conhecimento no formato de hipermídia complexa (Complexmedia), a qual comporta objetos educacionais nas modalidades de Simuladores-Animadores (SF), Experimentos Educacionais (EE), Áudio (RD) e Audiovisual (TV). O referencial teórico é suportado pela Teoria Socio-histórica a partir de um diálogo estabelecido entre os três principais autores que emprestarão sustentação às investigações: Vygotsky (1984, 1993), Leontiev (1978) e Thompson (1998). Aspectos complementares de fundamentação estruturam-se em Morin e Le Moigne (2000), na revisão do conceito de tecnologia educacional e construção do conceito de Ciberarquitetura (CARVALHO NETO, 2006), que amparam a modelagem teórica em mídia do conhecimento, na modalidade de hipermídia complexa (Complexmedia). O modelo de autoria tecnológica e design em mídia do conhecimento foi oportunizado e deflagrado por ocasião da chamada pública para o Projeto CONDIGITAL, lançado por via editalícia pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e executado no período 2007 a 2010 pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), a partir de aprovação federal com o título original da obra Física Vivencial: uma Aventura do Conhecimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1026 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p37-48 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1026 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p37-48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1026/706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, Araci Hack Catapan (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, Araci Hack Catapan (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 37-48 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955937775616 |