PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094 |
Resumo: | Este artigo é parte da pesquisa A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial, realizada em 2011, que investigou como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves), os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos) e da educação online (Santos, Silva). O trabalho desenvolveu-se a partir de uma experiência de pesquisa-formação com os professores-cursistas da disciplina Informática na Educação do Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (Edai) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). A metodologia foi baseada em conversas presenciais na sala de aula, online no ambiente Moodle via WebQuest interativa e em imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Chegamos aos seguintes resultados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros “espaçostempos” de aprendizagem e formação, proporcionando “fazeressaberesfazeres” autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas “dentrofora” do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) é preciso articular propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço. |
id |
UNEB-3_5bb2e5410f4e13ae672a7b3c274d3bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12094 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIALCibercultura. Cotidianos. Multirreferencialidade. Formação de professores.Este artigo é parte da pesquisa A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial, realizada em 2011, que investigou como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves), os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos) e da educação online (Santos, Silva). O trabalho desenvolveu-se a partir de uma experiência de pesquisa-formação com os professores-cursistas da disciplina Informática na Educação do Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (Edai) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). A metodologia foi baseada em conversas presenciais na sala de aula, online no ambiente Moodle via WebQuest interativa e em imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Chegamos aos seguintes resultados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros “espaçostempos” de aprendizagem e formação, proporcionando “fazeressaberesfazeres” autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas “dentrofora” do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) é preciso articular propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço.UNEB2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1209410.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 69-822358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n44reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094/8543 dos Santos, RosemaryOliveira dos Santos, Edméa info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:08:21Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12094Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:08:21Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
title |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
spellingShingle |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL dos Santos, Rosemary Cibercultura. Cotidianos. Multirreferencialidade. Formação de professores. |
title_short |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
title_full |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
title_fullStr |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
title_full_unstemmed |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
title_sort |
PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL |
author |
dos Santos, Rosemary |
author_facet |
dos Santos, Rosemary Oliveira dos Santos, Edméa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira dos Santos, Edméa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Rosemary Oliveira dos Santos, Edméa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura. Cotidianos. Multirreferencialidade. Formação de professores. |
topic |
Cibercultura. Cotidianos. Multirreferencialidade. Formação de professores. |
description |
Este artigo é parte da pesquisa A tessitura do conhecimento via Mídias Digitais e Redes Sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial, realizada em 2011, que investigou como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Certeau, Alves), os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos) e da educação online (Santos, Silva). O trabalho desenvolveu-se a partir de uma experiência de pesquisa-formação com os professores-cursistas da disciplina Informática na Educação do Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática (Edai) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ). A metodologia foi baseada em conversas presenciais na sala de aula, online no ambiente Moodle via WebQuest interativa e em imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Chegamos aos seguintes resultados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros “espaçostempos” de aprendizagem e formação, proporcionando “fazeressaberesfazeres” autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas “dentrofora” do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) é preciso articular propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p69-82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12094/8543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 69-82 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958280294400 |