A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10564 |
Resumo: | A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelos usos sociotécnicos e culturais das mídias digitais em rede. Suas dimensões vêm afetando diretamente os cotidianos no ciberespaço e nas cidades. Neste contexto, esta dissertação buscou compreender como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Constamos a emergência e a interconexão de práticas, narrativas e aprendizagens mediadas na e pela cibercultura. Para tanto, dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos) e com as pesquisas nos/dos e com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira). Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseada em conversas presenciais e online (ambiente Moodle, via metodologia WebQuest interativa) no contexto formativo da disciplina "Informática na Educação" do EDAI - Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática - da Faculdade de Educação da UERJ. Além do ambiente Moodle dialogamos com os praticantes via imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Para enunciar tais práticas recorremos, além dos estudos das abordagens multirreferencial e dos cotidianos, aos estudos da cibercultura (Levy, Castells, Lemos , Santaella, Santos, Silva) e da educação online (Santos, Silva). Analisando os rastros das itinerâncias e narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros espaçostempos de aprendizagem e formação, proporcionando fazeressaberesfazeres autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas dentrofora do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) precisamos repensar os currículos em tempo de cibercultura, articulando propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço. |
id |
UERJ_a24de65a2c4877423a89a1e9207236f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10564 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencialThe fabric of knowledge in digital media and social networks: research-roaming a multi-referentialityCybercultureOnline educationEveryday livesMulti-referentialityTeachers and researchers educationEducação OnlineCotidianosMultirreferencialidadeFormação de professores e pesquisadoresInternet na educaçãoCiberculturaProfessores FormaçãoRedes sociais on-lineTecnologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelos usos sociotécnicos e culturais das mídias digitais em rede. Suas dimensões vêm afetando diretamente os cotidianos no ciberespaço e nas cidades. Neste contexto, esta dissertação buscou compreender como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Constamos a emergência e a interconexão de práticas, narrativas e aprendizagens mediadas na e pela cibercultura. Para tanto, dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos) e com as pesquisas nos/dos e com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira). Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseada em conversas presenciais e online (ambiente Moodle, via metodologia WebQuest interativa) no contexto formativo da disciplina "Informática na Educação" do EDAI - Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática - da Faculdade de Educação da UERJ. Além do ambiente Moodle dialogamos com os praticantes via imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Para enunciar tais práticas recorremos, além dos estudos das abordagens multirreferencial e dos cotidianos, aos estudos da cibercultura (Levy, Castells, Lemos , Santaella, Santos, Silva) e da educação online (Santos, Silva). Analisando os rastros das itinerâncias e narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros espaçostempos de aprendizagem e formação, proporcionando fazeressaberesfazeres autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas dentrofora do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) precisamos repensar os currículos em tempo de cibercultura, articulando propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço.Cyberculture is contemporary culture structured by sociotechnical and cultural uses of digital media networks. Its dimensions directly affect everyday lives in cyberspace and in cities. It is in this context that this dissertation seeks to understand how teachers have come to use digital media networks. We demonstrate the emergence and interconnection of practices, narratives, and learning mediated within and by cyberculture. We have also instigated a dialogue between the approaches taken in multi-referential educational research (Ardoino, Macedo and Santos) and the research on everyday lives (Certeau, Alves, Oliveira). We employ a medley of devices based on face-to-face and online conversations (Moodle environment, via WebQuest interactive methodology) in the educational context of the IT in Education module of the EDAI (Teacher Training with Applied IT) offered by the Education Faculty at Rio de Janeiro State University. Along with the Moodle environment, we have also conversed with users by immersing ourselves in online social media and networks (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). In studying such practices, along with examining research on multi-referential and everyday life approaches, we have also called on research on cyberculture (Levy, Castells, Lemos, Santaella, Santos, Silva) and online education (Santos, Silva). By analysing users roaming and narratives, we have reached the following conclusions; a) digital networks potentialise and provide other time-spaces for learning and education, stimulating authorial and collaborative know-how; b) educational networks are interwoven inside and outside cyberspace, schools, and other multi-referential spaces; c) we need to reconsider curriculums during this era of cyberculture and outline proposals for education in schools, universities, and in cyberspace.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Edméa Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836Alves, Nilda Guimarãeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451Macedo, Roberto Sidnei Alveshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924Santos, Rosemary dos2021-01-05T21:53:42Z2013-06-242011-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rosemary dos. A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial. 2011. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:25Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial The fabric of knowledge in digital media and social networks: research-roaming a multi-referentiality |
title |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial |
spellingShingle |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial Santos, Rosemary dos Cyberculture Online education Everyday lives Multi-referentiality Teachers and researchers education Educação Online Cotidianos Multirreferencialidade Formação de professores e pesquisadores Internet na educação Cibercultura Professores Formação Redes sociais on-line Tecnologia educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial |
title_full |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial |
title_fullStr |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial |
title_full_unstemmed |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial |
title_sort |
A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial |
author |
Santos, Rosemary dos |
author_facet |
Santos, Rosemary dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Edméa Oliveira dos http://lattes.cnpq.br/4023554724278836 Alves, Nilda Guimarães http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P9451 Macedo, Roberto Sidnei Alves http://lattes.cnpq.br/4548303459275924 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rosemary dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberculture Online education Everyday lives Multi-referentiality Teachers and researchers education Educação Online Cotidianos Multirreferencialidade Formação de professores e pesquisadores Internet na educação Cibercultura Professores Formação Redes sociais on-line Tecnologia educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Cyberculture Online education Everyday lives Multi-referentiality Teachers and researchers education Educação Online Cotidianos Multirreferencialidade Formação de professores e pesquisadores Internet na educação Cibercultura Professores Formação Redes sociais on-line Tecnologia educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelos usos sociotécnicos e culturais das mídias digitais em rede. Suas dimensões vêm afetando diretamente os cotidianos no ciberespaço e nas cidades. Neste contexto, esta dissertação buscou compreender como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Constamos a emergência e a interconexão de práticas, narrativas e aprendizagens mediadas na e pela cibercultura. Para tanto, dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos) e com as pesquisas nos/dos e com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira). Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseada em conversas presenciais e online (ambiente Moodle, via metodologia WebQuest interativa) no contexto formativo da disciplina "Informática na Educação" do EDAI - Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática - da Faculdade de Educação da UERJ. Além do ambiente Moodle dialogamos com os praticantes via imersão nas mídias e redes sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Para enunciar tais práticas recorremos, além dos estudos das abordagens multirreferencial e dos cotidianos, aos estudos da cibercultura (Levy, Castells, Lemos , Santaella, Santos, Silva) e da educação online (Santos, Silva). Analisando os rastros das itinerâncias e narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: a) o digital em rede potencializa e faz emergir outros espaçostempos de aprendizagem e formação, proporcionando fazeressaberesfazeres autorais e colaborativos; b) as redes educativas são tecidas dentrofora do ciberespaço, das escolas e de outros espaços multirreferenciais; c) precisamos repensar os currículos em tempo de cibercultura, articulando propostas de formação na escola, na universidade e no ciberespaço. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-25 2013-06-24 2021-01-05T21:53:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Rosemary dos. A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial. 2011. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10564 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rosemary dos. A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial. 2011. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990618906460160 |