TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464 |
Resumo: | Com objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social. |
id |
UNEB-3_5dd991a43d1183cbea48fb71ccfb5121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/464 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJACom objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social.UNEB2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/46410.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464/402Borghi, Idalina Souza MascarenhasSá, Maria Roseli Gomes Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:47:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/464Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:47:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
title |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
spellingShingle |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA Borghi, Idalina Souza Mascarenhas |
title_short |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
title_full |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
title_fullStr |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
title_full_unstemmed |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
title_sort |
TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA |
author |
Borghi, Idalina Souza Mascarenhas |
author_facet |
Borghi, Idalina Souza Mascarenhas Sá, Maria Roseli Gomes Brito |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Maria Roseli Gomes Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borghi, Idalina Souza Mascarenhas Sá, Maria Roseli Gomes Brito |
description |
Com objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464/402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955872763904 |