TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sá, Maria Roseli Gomes Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464
Resumo: Com objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social.
id UNEB-3_5dd991a43d1183cbea48fb71ccfb5121
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/464
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJACom objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social.UNEB2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/46410.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464/402Borghi, Idalina Souza MascarenhasSá, Maria Roseli Gomes Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:47:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/464Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:47:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
title TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
spellingShingle TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
title_short TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
title_full TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
title_fullStr TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
title_full_unstemmed TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
title_sort TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA
author Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
author_facet Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Sá, Maria Roseli Gomes Brito
author_role author
author2 Sá, Maria Roseli Gomes Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Sá, Maria Roseli Gomes Brito
description Com objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464/402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955872763904