Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirchof, Edgar Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moraes, Giselly Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646
Resumo: O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética.  
id UNEB-3_62bddf54af9f06a724524c5e3f39aad9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14646
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de HistóriasDigital Children's LiteratureOralityDigital CultureLiteratura infantil digitaloralidadcultura digitalLiteratura infantil digitalOralidadeCultura digitalO objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética.  UNEB2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1464610.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 215-2302358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n68reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10323https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10336Copyright (c) 2022 Edgar Kirchof, Giselly Lima de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirchof, Edgar Roberto Moraes, Giselly Lima de2022-10-31T19:04:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14646Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-10-31T19:04:28Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
title Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
spellingShingle Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
Kirchof, Edgar Roberto
Digital Children's Literature
Orality
Digital Culture
Literatura infantil digital
oralidad
cultura digital
Literatura infantil digital
Oralidade
Cultura digital
title_short Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
title_full Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
title_fullStr Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
title_full_unstemmed Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
title_sort Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
author Kirchof, Edgar Roberto
author_facet Kirchof, Edgar Roberto
Moraes, Giselly Lima de
author_role author
author2 Moraes, Giselly Lima de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirchof, Edgar Roberto
Moraes, Giselly Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Children's Literature
Orality
Digital Culture
Literatura infantil digital
oralidad
cultura digital
Literatura infantil digital
Oralidade
Cultura digital
topic Digital Children's Literature
Orality
Digital Culture
Literatura infantil digital
oralidad
cultura digital
Literatura infantil digital
Oralidade
Cultura digital
description O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10323
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Edgar Kirchof, Giselly Lima de Moraes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Edgar Kirchof, Giselly Lima de Moraes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 215-230
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n68
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958415560704