Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética. |
id |
UNEB-3_62bddf54af9f06a724524c5e3f39aad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14646 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de HistóriasDigital Children's LiteratureOralityDigital CultureLiteratura infantil digitaloralidadcultura digitalLiteratura infantil digitalOralidadeCultura digitalO objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética. UNEB2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1464610.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 215-2302358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n68reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10323https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10336Copyright (c) 2022 Edgar Kirchof, Giselly Lima de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirchof, Edgar Roberto Moraes, Giselly Lima de2022-10-31T19:04:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14646Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-10-31T19:04:28Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
title |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
spellingShingle |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias Kirchof, Edgar Roberto Digital Children's Literature Orality Digital Culture Literatura infantil digital oralidad cultura digital Literatura infantil digital Oralidade Cultura digital |
title_short |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
title_full |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
title_fullStr |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
title_full_unstemmed |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
title_sort |
Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias |
author |
Kirchof, Edgar Roberto |
author_facet |
Kirchof, Edgar Roberto Moraes, Giselly Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Giselly Lima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirchof, Edgar Roberto Moraes, Giselly Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Children's Literature Orality Digital Culture Literatura infantil digital oralidad cultura digital Literatura infantil digital Oralidade Cultura digital |
topic |
Digital Children's Literature Orality Digital Culture Literatura infantil digital oralidad cultura digital Literatura infantil digital Oralidade Cultura digital |
description |
O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10323 https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646/10336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edgar Kirchof, Giselly Lima de Moraes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edgar Kirchof, Giselly Lima de Moraes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 215-230 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v31.n68 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958415560704 |