O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8427 |
Resumo: | Este artigo problematiza a relação entre a legislação que estabelece as Diretrizes do ensino secundário no Brasil e a realidade educacional desse nível de ensino. Ao fazer isso, e esse é o seu objetivo, o artigo defende a ideia de que o ensino secundário no Brasil, a partir de uma abordagem do conceito de campo de Pierre Bourdieu, reúne as condições para ser estudado como um subcampo da educação. O ponto de partida da análise é o Decreto-Lei 2/1837, que converteu o Seminário de São Joaquim em colégio de instrução secundária, denominando-o de Collegio de Pedro II, e, o ponto de chegada é a Lei nº 13.415/2017, que estabeleceu mudanças na estrutura do atual ensino médio. Em suas conclusões o artigo destaca que o poder de refração do ensino secundário, embora decorra da legislação que fixa suas Diretrizes, será tanto mais claro quanto maior for à participação dos sujeitos que atuam nesse nível de ensino. |
id |
UNEB-3_75e0756a347ae95d6ba27bd9049b3569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8427 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacionalSecondary TeachingLegislationFieldSubfieldEnsino SecundárioLegislaçãoCampoSubcampoEste artigo problematiza a relação entre a legislação que estabelece as Diretrizes do ensino secundário no Brasil e a realidade educacional desse nível de ensino. Ao fazer isso, e esse é o seu objetivo, o artigo defende a ideia de que o ensino secundário no Brasil, a partir de uma abordagem do conceito de campo de Pierre Bourdieu, reúne as condições para ser estudado como um subcampo da educação. O ponto de partida da análise é o Decreto-Lei 2/1837, que converteu o Seminário de São Joaquim em colégio de instrução secundária, denominando-o de Collegio de Pedro II, e, o ponto de chegada é a Lei nº 13.415/2017, que estabeleceu mudanças na estrutura do atual ensino médio. Em suas conclusões o artigo destaca que o poder de refração do ensino secundário, embora decorra da legislação que fixa suas Diretrizes, será tanto mais claro quanto maior for à participação dos sujeitos que atuam nesse nível de ensino.UNEB2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/842710.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p43-61Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 43-612358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8427/6955Copyright (c) 2020 Claudecir Dos Santos, Leoncio Vega Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, ClaudecirGil, Leoncio Vega2023-04-18T00:29:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8427Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:29:52Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
title |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
spellingShingle |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional dos Santos, Claudecir Secondary Teaching Legislation Field Subfield Ensino Secundário Legislação Campo Subcampo |
title_short |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
title_full |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
title_fullStr |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
title_full_unstemmed |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
title_sort |
O ensino secundário no Brasil enquanto um subcampo da educação: da legislação à realidade educacional |
author |
dos Santos, Claudecir |
author_facet |
dos Santos, Claudecir Gil, Leoncio Vega |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Leoncio Vega |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Claudecir Gil, Leoncio Vega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Secondary Teaching Legislation Field Subfield Ensino Secundário Legislação Campo Subcampo |
topic |
Secondary Teaching Legislation Field Subfield Ensino Secundário Legislação Campo Subcampo |
description |
Este artigo problematiza a relação entre a legislação que estabelece as Diretrizes do ensino secundário no Brasil e a realidade educacional desse nível de ensino. Ao fazer isso, e esse é o seu objetivo, o artigo defende a ideia de que o ensino secundário no Brasil, a partir de uma abordagem do conceito de campo de Pierre Bourdieu, reúne as condições para ser estudado como um subcampo da educação. O ponto de partida da análise é o Decreto-Lei 2/1837, que converteu o Seminário de São Joaquim em colégio de instrução secundária, denominando-o de Collegio de Pedro II, e, o ponto de chegada é a Lei nº 13.415/2017, que estabeleceu mudanças na estrutura do atual ensino médio. Em suas conclusões o artigo destaca que o poder de refração do ensino secundário, embora decorra da legislação que fixa suas Diretrizes, será tanto mais claro quanto maior for à participação dos sujeitos que atuam nesse nível de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8427 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p43-61 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8427 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p43-61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8427/6955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claudecir Dos Santos, Leoncio Vega Gil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claudecir Dos Santos, Leoncio Vega Gil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 43-61 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955458576384 |