Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores. |
id |
UNEB-3_7db5e8b05c689e8a6437a5d72708cdac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/322 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigaçãoEste trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/32210.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322/272Mota, Fernanda Antonia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:19:18Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/322Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:19:18Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
title |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
spellingShingle |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação Mota, Fernanda Antonia Barbosa |
title_short |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
title_full |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
title_fullStr |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
title_full_unstemmed |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
title_sort |
Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação |
author |
Mota, Fernanda Antonia Barbosa |
author_facet |
Mota, Fernanda Antonia Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Fernanda Antonia Barbosa |
description |
Este trabalho tem por objetivo mostrar que a filosofia da educação comodisciplina acadêmica e como campo investigativo tem sua história perpassada pelo entrecruzamento das áreas da Educação e da Filosofia. É no âmbito das complexas relações entre a Educação e a Filosofia que tanto a institucionalização do ensino defilosofia da educação, quanto a constituição e consolidação do campo filosóficoeducacional são registrados historicamente, num percurso marcado por abordagens filosóficas acerca de temas educacionais e pela investigação de temas educacionais nos pensamentos filosóficos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico,fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Os aportes teóricos que fundamentaramo estudo foram: Cambi (1999), Severino (2000; 2011), Saviani (1991, 2002a, 2002b),Albuquerque (2003), Tomazetti (2003, 2010), Gallo (2007), Pagni (2008) e Henning(2010), dentre outros. A partir da compreensão crítica da trajetória da filosofia da educação e suas especificidades nas dimensões teórica (pesquisa) e prática (ensino),defendemos a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, pois,conforme acreditamos, a filosofia da educação constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/322/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955557142528 |