APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Maria Olivia Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021
Resumo: O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas. A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital.
id UNEB-3_8b453f7399bc929d3c985676769d95aa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1021
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃOO número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas. A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/102110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021/704Matta, Alfredo Eurico RodriguesOliveira, Maria Olivia Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:29:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1021Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:29:50Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
author_facet Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Oliveira, Maria Olivia Matos
author_role author
author2 Oliveira, Maria Olivia Matos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Alfredo Eurico Rodrigues
Oliveira, Maria Olivia Matos
description O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas. A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021/704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955934629888