APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021 |
Resumo: | O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas. A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital. |
id |
UNEB-3_8b453f7399bc929d3c985676769d95aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1021 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOO número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas. A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/102110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021/704Matta, Alfredo Eurico RodriguesOliveira, Maria Olivia Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:29:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1021Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:29:50Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
author_facet |
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues Oliveira, Maria Olivia Matos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Olivia Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matta, Alfredo Eurico Rodrigues Oliveira, Maria Olivia Matos |
description |
O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade apresenta aos seus leitores, com a assinatura de pesquisadores nacionais e internacionais, temas instigantes que desafiam a educação do século XXI, elacionados aos impactos da mídia na sociedade contemporânea, ao desenvolvimento das tecnologias digitais e suas aplicações nos processos formativos docentes e nas práticas pedagógicas. A revista está dividida em duas partes: inicialmente desenvolve-se a temática do designpedagógico, tema pleno de inovação, pois que entende a pedagogia aproximando--se de um tipo de arquitetura na qual o designerserá aquele que realiza o trabalho de projetar e implantar processos de construção ou aquisição de conhecimento, pensando na nuance das estruturas de diálogo e mediação plurais que devem existir entre os sujeitos, o ambiente e o contexto no qual se dá a relação de ensino-aprendizagem, assim como a relação mais geral de construção do processo cognitivo.Mídias e educação integram-se ao tema do design, pedagógico visto que as mídias estão entre as produções que mais necessitam dele, assim como da investigação a respeito de seu desenvolvimento. Pensar em projetos de cursos em EAD implica em pensar na relação dialógica entre os três elementos constitutivos do designpedagógico: fundamentos, organização e docência. A concepção de designpedagógico aqui defendida supõe uma arquitetura hipertextual de conteúdos e situações didáticas, orientada por objetivos ou intenções de prendizagem, que valorizem as experiências discentes, incentivem a pesquisa e estimulem a colaboração e a criatividade, respeitando as características de atuação do professor, intérprete crítico do mundo digital. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1021/704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955934629888 |