POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515 |
Resumo: | O texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar. |
id |
UNEB-3_8c1fba2e8bbf89fd56d0b164db66f6b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/515 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIAO texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar.UNEB2013-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/51510.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n38reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515/424Feitas, Katia Siqueira deChacon, FabioGirling, Robert henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:43:29Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/515Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:43:29Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
title |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
spellingShingle |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA Feitas, Katia Siqueira de |
title_short |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
title_full |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
title_fullStr |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
title_sort |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA |
author |
Feitas, Katia Siqueira de |
author_facet |
Feitas, Katia Siqueira de Chacon, Fabio Girling, Robert henriques |
author_role |
author |
author2 |
Chacon, Fabio Girling, Robert henriques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitas, Katia Siqueira de Chacon, Fabio Girling, Robert henriques |
description |
O texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515/424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n38 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955495276544 |