POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitas, Katia Siqueira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Chacon, Fabio, Girling, Robert henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515
Resumo: O texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar.
id UNEB-3_8c1fba2e8bbf89fd56d0b164db66f6b8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/515
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIAO texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar.UNEB2013-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/51510.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n38reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515/424Feitas, Katia Siqueira deChacon, FabioGirling, Robert henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:43:29Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/515Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:43:29Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
title POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
spellingShingle POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Feitas, Katia Siqueira de
title_short POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
title_full POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
title_fullStr POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
title_sort POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
author Feitas, Katia Siqueira de
author_facet Feitas, Katia Siqueira de
Chacon, Fabio
Girling, Robert henriques
author_role author
author2 Chacon, Fabio
Girling, Robert henriques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitas, Katia Siqueira de
Chacon, Fabio
Girling, Robert henriques
description O texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacio-nais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação,acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515/424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v21.n38
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955495276544