Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática. |
id |
UNEB-3_bd61d608d3c0713348696431fa4d42e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8661 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos InclusosEnsino de MatemáticaInclusãoEstudantes surdos e surdas.O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.UNEB2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/866110.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 304-3192358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v33.n73reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661/13331Copyright (c) 2024 José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares Silva, José AffonsoSouza, Denize da SilvaLima, Maria Batista2024-04-09T14:13:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8661Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2024-04-09T14:13:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
title |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
spellingShingle |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos Tavares Silva, José Affonso Ensino de Matemática Inclusão Estudantes surdos e surdas. |
title_short |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
title_full |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
title_fullStr |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
title_full_unstemmed |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
title_sort |
Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos |
author |
Tavares Silva, José Affonso |
author_facet |
Tavares Silva, José Affonso Souza, Denize da Silva Lima, Maria Batista |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Denize da Silva Lima, Maria Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares Silva, José Affonso Souza, Denize da Silva Lima, Maria Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Inclusão Estudantes surdos e surdas. |
topic |
Ensino de Matemática Inclusão Estudantes surdos e surdas. |
description |
O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661/13331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Lima http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Lima http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 304-319 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v33.n73 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955394613248 |