Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Silva, José Affonso
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza, Denize da Silva, Lima, Maria Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.
id UNEB-3_bd61d608d3c0713348696431fa4d42e0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8661
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos InclusosEnsino de MatemáticaInclusãoEstudantes surdos e surdas.O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.UNEB2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/866110.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 304-3192358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v33.n73reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661/13331Copyright (c) 2024 José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares Silva, José AffonsoSouza, Denize da SilvaLima, Maria Batista2024-04-09T14:13:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8661Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2024-04-09T14:13:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
title Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
spellingShingle Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
Tavares Silva, José Affonso
Ensino de Matemática
Inclusão
Estudantes surdos e surdas.
title_short Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
title_full Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
title_fullStr Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
title_full_unstemmed Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
title_sort Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
author Tavares Silva, José Affonso
author_facet Tavares Silva, José Affonso
Souza, Denize da Silva
Lima, Maria Batista
author_role author
author2 Souza, Denize da Silva
Lima, Maria Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares Silva, José Affonso
Souza, Denize da Silva
Lima, Maria Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Inclusão
Estudantes surdos e surdas.
topic Ensino de Matemática
Inclusão
Estudantes surdos e surdas.
description O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661
10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661/13331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 304-319
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v33.n73
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955394613248