PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007 |
Resumo: | Este artigo objetiva socializar a experiência obtida em uma escola para surdos, localizada no município de Santa Maria/RS. A atividade foi desenvolvida dentro do componente curricular PeCC VI do curso de Licenciatura em Matemática. A referida escola é referência quanto a escolarização de surdos, e a escolha desse local se deu pelo desafio, já que nenhuma das acadêmicas possuíam contato com alunos surdos. Para atender o que foi proposto para a PeCC VI, um projeto de metodologia diferenciada voltada para a Inclusão foi estabelecido que, como metodologia, seriam usadas as TIC’s, e então foi criado um Objeto de Aprendizagem, em formato de Quiz, com perguntas de raciocínio logico e de operações básicas. A experiência foi bastante enriquecedora e contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas. Além disso, provocou uma reflexão acerca do papel docente frente a Inclusão, o que gerou discussões a respeito do tema e ao futuro exercício profissional. |
id |
SBEM_MAT-1_e68b582f4de03592eca39de6fbf92333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2007 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para SurdosMatemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos.Este artigo objetiva socializar a experiência obtida em uma escola para surdos, localizada no município de Santa Maria/RS. A atividade foi desenvolvida dentro do componente curricular PeCC VI do curso de Licenciatura em Matemática. A referida escola é referência quanto a escolarização de surdos, e a escolha desse local se deu pelo desafio, já que nenhuma das acadêmicas possuíam contato com alunos surdos. Para atender o que foi proposto para a PeCC VI, um projeto de metodologia diferenciada voltada para a Inclusão foi estabelecido que, como metodologia, seriam usadas as TIC’s, e então foi criado um Objeto de Aprendizagem, em formato de Quiz, com perguntas de raciocínio logico e de operações básicas. A experiência foi bastante enriquecedora e contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas. Além disso, provocou uma reflexão acerca do papel docente frente a Inclusão, o que gerou discussões a respeito do tema e ao futuro exercício profissional.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 4-122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007/1723Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves da Silva, Magdada Silva Neves, DéboraLima de Almeida, LetíciaBastiani Correa, LucinaraMachado, SilviaKegler, Natália Alessandra2022-12-19T14:08:33Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2007Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:08:33Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
title |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
spellingShingle |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos Neves da Silva, Magda Matemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos. |
title_short |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
title_full |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
title_fullStr |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
title_full_unstemmed |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
title_sort |
PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos |
author |
Neves da Silva, Magda |
author_facet |
Neves da Silva, Magda da Silva Neves, Débora Lima de Almeida, Letícia Bastiani Correa, Lucinara Machado, Silvia Kegler, Natália Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Neves, Débora Lima de Almeida, Letícia Bastiani Correa, Lucinara Machado, Silvia Kegler, Natália Alessandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves da Silva, Magda da Silva Neves, Débora Lima de Almeida, Letícia Bastiani Correa, Lucinara Machado, Silvia Kegler, Natália Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos. |
topic |
Matemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos. |
description |
Este artigo objetiva socializar a experiência obtida em uma escola para surdos, localizada no município de Santa Maria/RS. A atividade foi desenvolvida dentro do componente curricular PeCC VI do curso de Licenciatura em Matemática. A referida escola é referência quanto a escolarização de surdos, e a escolha desse local se deu pelo desafio, já que nenhuma das acadêmicas possuíam contato com alunos surdos. Para atender o que foi proposto para a PeCC VI, um projeto de metodologia diferenciada voltada para a Inclusão foi estabelecido que, como metodologia, seriam usadas as TIC’s, e então foi criado um Objeto de Aprendizagem, em formato de Quiz, com perguntas de raciocínio logico e de operações básicas. A experiência foi bastante enriquecedora e contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas. Além disso, provocou uma reflexão acerca do papel docente frente a Inclusão, o que gerou discussões a respeito do tema e ao futuro exercício profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007/1723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 4-12 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130732417024 |