Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preato, Dânlei de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Adilson Rosa, Soares, Roseli Maria de Jesus, Druzian, Queila Barbosa Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322
Resumo: O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmopermaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez. 
id VERACRUZ-0_dd2454afc6bd6f2ff418d7d1e7e0bc6a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13322
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf studentMatemáticaAluno SurdoInclusão.O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmopermaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1332210.34117/bjdv6n7-417Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47678-47685Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47678-47685Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47678-476852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322/11195Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPreato, Dânlei de OliveiraTeixeira, Adilson RosaSoares, Roseli Maria de JesusDruzian, Queila Barbosa Alves2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13322Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:05.043245Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
title Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
spellingShingle Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
Preato, Dânlei de Oliveira
Matemática
Aluno Surdo
Inclusão.
title_short Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
title_full Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
title_fullStr Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
title_full_unstemmed Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
title_sort Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
author Preato, Dânlei de Oliveira
author_facet Preato, Dânlei de Oliveira
Teixeira, Adilson Rosa
Soares, Roseli Maria de Jesus
Druzian, Queila Barbosa Alves
author_role author
author2 Teixeira, Adilson Rosa
Soares, Roseli Maria de Jesus
Druzian, Queila Barbosa Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preato, Dânlei de Oliveira
Teixeira, Adilson Rosa
Soares, Roseli Maria de Jesus
Druzian, Queila Barbosa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Aluno Surdo
Inclusão.
topic Matemática
Aluno Surdo
Inclusão.
description O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmopermaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322
10.34117/bjdv6n7-417
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322/11195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47678-47685
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47678-47685
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47678-47685
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645465082658816