Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322 |
Resumo: | O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmopermaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez. |
id |
VERACRUZ-0_dd2454afc6bd6f2ff418d7d1e7e0bc6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13322 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf studentMatemáticaAluno SurdoInclusão.O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmopermaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1332210.34117/bjdv6n7-417Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47678-47685Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47678-47685Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47678-476852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322/11195Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPreato, Dânlei de OliveiraTeixeira, Adilson RosaSoares, Roseli Maria de JesusDruzian, Queila Barbosa Alves2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13322Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:05.043245Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
title |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
spellingShingle |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student Preato, Dânlei de Oliveira Matemática Aluno Surdo Inclusão. |
title_short |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
title_full |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
title_fullStr |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
title_full_unstemmed |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
title_sort |
Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student |
author |
Preato, Dânlei de Oliveira |
author_facet |
Preato, Dânlei de Oliveira Teixeira, Adilson Rosa Soares, Roseli Maria de Jesus Druzian, Queila Barbosa Alves |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Adilson Rosa Soares, Roseli Maria de Jesus Druzian, Queila Barbosa Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preato, Dânlei de Oliveira Teixeira, Adilson Rosa Soares, Roseli Maria de Jesus Druzian, Queila Barbosa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Aluno Surdo Inclusão. |
topic |
Matemática Aluno Surdo Inclusão. |
description |
O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmopermaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322 10.34117/bjdv6n7-417 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13322/11195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47678-47685 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47678-47685 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47678-47685 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645465082658816 |