PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Regina Lobato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Ivanilde Apoluceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.
id UNEB-3_be99dce67e73f97c79d95f1533d61ccb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4973
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOSPesquisa com criançasEstado de conhecimentoPós-graduação em educação da UEPAO objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.UNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/497310.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 161-1782358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973/3180Copyright (c) 2018 Tânia Regina Lobato Santos, Ivanilde Apoluceno Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tânia Regina LobatoOliveira, Ivanilde Apoluceno2023-04-18T00:47:18Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4973Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:47:18Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
title PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
spellingShingle PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
Santos, Tânia Regina Lobato
Pesquisa com crianças
Estado de conhecimento
Pós-graduação em educação da UEPA
title_short PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
title_full PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
title_fullStr PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
title_full_unstemmed PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
title_sort PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
author Santos, Tânia Regina Lobato
author_facet Santos, Tânia Regina Lobato
Oliveira, Ivanilde Apoluceno
author_role author
author2 Oliveira, Ivanilde Apoluceno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Regina Lobato
Oliveira, Ivanilde Apoluceno
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com crianças
Estado de conhecimento
Pós-graduação em educação da UEPA
topic Pesquisa com crianças
Estado de conhecimento
Pós-graduação em educação da UEPA
description O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973/3180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tânia Regina Lobato Santos, Ivanilde Apoluceno Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tânia Regina Lobato Santos, Ivanilde Apoluceno Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 161-178
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956700090368