PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola. |
id |
UNEB-3_be99dce67e73f97c79d95f1533d61ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4973 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOSPesquisa com criançasEstado de conhecimentoPós-graduação em educação da UEPAO objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.UNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/497310.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 161-1782358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973/3180Copyright (c) 2018 Tânia Regina Lobato Santos, Ivanilde Apoluceno Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tânia Regina LobatoOliveira, Ivanilde Apoluceno2023-04-18T00:47:18Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4973Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:47:18Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
title |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
spellingShingle |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS Santos, Tânia Regina Lobato Pesquisa com crianças Estado de conhecimento Pós-graduação em educação da UEPA |
title_short |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
title_full |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
title_fullStr |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
title_full_unstemmed |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
title_sort |
PESQUISAS COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS DA AMAZÔNIA: O LOCUS E TEMÁTICAS DOS ESTUDOS |
author |
Santos, Tânia Regina Lobato |
author_facet |
Santos, Tânia Regina Lobato Oliveira, Ivanilde Apoluceno |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ivanilde Apoluceno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Regina Lobato Oliveira, Ivanilde Apoluceno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa com crianças Estado de conhecimento Pós-graduação em educação da UEPA |
topic |
Pesquisa com crianças Estado de conhecimento Pós-graduação em educação da UEPA |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4973/3180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tânia Regina Lobato Santos, Ivanilde Apoluceno Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tânia Regina Lobato Santos, Ivanilde Apoluceno Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 161-178 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956700090368 |