Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Vinicius Baptista da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alcaraz, Rita de Cássia Moser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085
Resumo: Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação.
id UNEB-3_c7220b5a4a1a18b6d908d738167b8b4c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/11085
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Critical racial literary and reading policies in early childhood education in CuritibaLecto-escritura crítica racial y políticas de lectura en la educación infantil en CuritibaLetramento literário crítico racial e políticas de leitura na educação infantil em CuritibaRacial LiteracyLiterary LiteracyEthnic-racial relationsChildren's LiteratureChild EducationLecto-escritura racialLecto-escritura literariaRelaciones étnico-racialesLiteratura InfantilEducación InfantilLetramento racialLetramento literárioRelações étnico-raciaisLiteratura InfantilEducação InfantilNeste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação.UNEB2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1108510.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 118-1342358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n62reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085/8147Copyright (c) 2021 Paulo Vinicius Baptista da Silva (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Vinicius Baptista daAlcaraz, Rita de Cássia Moser2022-03-04T20:44:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/11085Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-03-04T20:44:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
Lecto-escritura crítica racial y políticas de lectura en la educación infantil en Curitiba
Letramento literário crítico racial e políticas de leitura na educação infantil em Curitiba
title Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
spellingShingle Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
Silva, Paulo Vinicius Baptista da
Racial Literacy
Literary Literacy
Ethnic-racial relations
Children's Literature
Child Education
Lecto-escritura racial
Lecto-escritura literaria
Relaciones étnico-raciales
Literatura Infantil
Educación Infantil
Letramento racial
Letramento literário
Relações étnico-raciais
Literatura Infantil
Educação Infantil
title_short Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
title_full Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
title_fullStr Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
title_full_unstemmed Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
title_sort Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
author Silva, Paulo Vinicius Baptista da
author_facet Silva, Paulo Vinicius Baptista da
Alcaraz, Rita de Cássia Moser
author_role author
author2 Alcaraz, Rita de Cássia Moser
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da
Alcaraz, Rita de Cássia Moser
dc.subject.por.fl_str_mv Racial Literacy
Literary Literacy
Ethnic-racial relations
Children's Literature
Child Education
Lecto-escritura racial
Lecto-escritura literaria
Relaciones étnico-raciales
Literatura Infantil
Educación Infantil
Letramento racial
Letramento literário
Relações étnico-raciais
Literatura Infantil
Educação Infantil
topic Racial Literacy
Literary Literacy
Ethnic-racial relations
Children's Literature
Child Education
Lecto-escritura racial
Lecto-escritura literaria
Relaciones étnico-raciales
Literatura Infantil
Educación Infantil
Letramento racial
Letramento literário
Relações étnico-raciais
Literatura Infantil
Educação Infantil
description Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085/8147
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Paulo Vinicius Baptista da Silva (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Paulo Vinicius Baptista da Silva (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 118-134
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v30.n62
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957878689792