Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085 |
Resumo: | Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação. |
id |
UNEB-3_c7220b5a4a1a18b6d908d738167b8b4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/11085 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in CuritibaLecto-escritura crítica racial y políticas de lectura en la educación infantil en CuritibaLetramento literário crítico racial e políticas de leitura na educação infantil em CuritibaRacial LiteracyLiterary LiteracyEthnic-racial relationsChildren's LiteratureChild EducationLecto-escritura racialLecto-escritura literariaRelaciones étnico-racialesLiteratura InfantilEducación InfantilLetramento racialLetramento literárioRelações étnico-raciaisLiteratura InfantilEducação InfantilNeste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação.UNEB2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1108510.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 118-1342358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n62reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085/8147Copyright (c) 2021 Paulo Vinicius Baptista da Silva (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Vinicius Baptista daAlcaraz, Rita de Cássia Moser2022-03-04T20:44:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/11085Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-03-04T20:44:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba Lecto-escritura crítica racial y políticas de lectura en la educación infantil en Curitiba Letramento literário crítico racial e políticas de leitura na educação infantil em Curitiba |
title |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba |
spellingShingle |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba Silva, Paulo Vinicius Baptista da Racial Literacy Literary Literacy Ethnic-racial relations Children's Literature Child Education Lecto-escritura racial Lecto-escritura literaria Relaciones étnico-raciales Literatura Infantil Educación Infantil Letramento racial Letramento literário Relações étnico-raciais Literatura Infantil Educação Infantil |
title_short |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba |
title_full |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba |
title_fullStr |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba |
title_full_unstemmed |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba |
title_sort |
Critical racial literary and reading policies in early childhood education in Curitiba |
author |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da |
author_facet |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da Alcaraz, Rita de Cássia Moser |
author_role |
author |
author2 |
Alcaraz, Rita de Cássia Moser |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da Alcaraz, Rita de Cássia Moser |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racial Literacy Literary Literacy Ethnic-racial relations Children's Literature Child Education Lecto-escritura racial Lecto-escritura literaria Relaciones étnico-raciales Literatura Infantil Educación Infantil Letramento racial Letramento literário Relações étnico-raciais Literatura Infantil Educação Infantil |
topic |
Racial Literacy Literary Literacy Ethnic-racial relations Children's Literature Child Education Lecto-escritura racial Lecto-escritura literaria Relaciones étnico-raciales Literatura Infantil Educación Infantil Letramento racial Letramento literário Relações étnico-raciais Literatura Infantil Educação Infantil |
description |
Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil operam neste complexo contexto, propondo o conceito de literatura literária racial como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012; 2014a) de letramento racial e letramento crítico racial e sua integração com o campo de estudos sobre os letramentos literários, propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo letramentos literários raciais, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normatizadora, silenciam outras identidades que não as brancas e muitas vezes com formas de estereotipia e discriminação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11085/8147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Paulo Vinicius Baptista da Silva (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Paulo Vinicius Baptista da Silva (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 118-134 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v30.n62 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957878689792 |