Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Roney Polato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897
Resumo: O artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetividades, os processos inventivos de produção de si e os estranhamentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmasAbstract This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.Keywords: logbook, writing, docent training, experience, sexualities
id UNICAMP-18_c6bb1e6562e3cd13d47697a63e0b56f4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645897
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de PedagogiaDiário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. SexualidadesO artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetividades, os processos inventivos de produção de si e os estranhamentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmasAbstract This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.Keywords: logbook, writing, docent training, experience, sexualitiesUniversidade Estadual de Campinas2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 37-551980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897/13137Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Roney Polato2017-02-23T13:30:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645897Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:30:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
title Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
spellingShingle Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
Castro, Roney Polato
Diário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. Sexualidades
title_short Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
title_full Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
title_fullStr Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
title_full_unstemmed Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
title_sort Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
author Castro, Roney Polato
author_facet Castro, Roney Polato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Roney Polato
dc.subject.por.fl_str_mv Diário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. Sexualidades
topic Diário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. Sexualidades
description O artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetividades, os processos inventivos de produção de si e os estranhamentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmasAbstract This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.Keywords: logbook, writing, docent training, experience, sexualities
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897/13137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55
Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188390404096