Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897 |
Resumo: | O artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetividades, os processos inventivos de produção de si e os estranhamentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmasAbstract This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.Keywords: logbook, writing, docent training, experience, sexualities |
id |
UNICAMP-18_c6bb1e6562e3cd13d47697a63e0b56f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645897 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de PedagogiaDiário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. SexualidadesO artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetividades, os processos inventivos de produção de si e os estranhamentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmasAbstract This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.Keywords: logbook, writing, docent training, experience, sexualitiesUniversidade Estadual de Campinas2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 37-551980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897/13137Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Roney Polato2017-02-23T13:30:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645897Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:30:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
title |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
spellingShingle |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia Castro, Roney Polato Diário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. Sexualidades |
title_short |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
title_full |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
title_fullStr |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
title_sort |
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia |
author |
Castro, Roney Polato |
author_facet |
Castro, Roney Polato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Roney Polato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. Sexualidades |
topic |
Diário de bordo. Escrita. Formação docente. Experiência. Sexualidades |
description |
O artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetividades, os processos inventivos de produção de si e os estranhamentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmasAbstract This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.Keywords: logbook, writing, docent training, experience, sexualities |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897/13137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55 Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 37-55 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188390404096 |