O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ana Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/343
Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análisedo campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relógio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se adiscussão com Bakhtin (2003; 2010) para, junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográficaque se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixa rentrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensãodo tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
id UNEB-3_ecf0c98227c7ebc8086a781e4000ef0c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/343
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidadeTempo Escolar. Tempo Social. Autobiografia. Tempo e Diferença. Tempo e Outro. Ritmo e Simultaneidade.Esta tese tem por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análisedo campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relógio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se adiscussão com Bakhtin (2003; 2010) para, junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográficaque se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixa rentrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensãodo tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.UNEB2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/34310.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/343/293Pinho, Ana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:15:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/343Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:15:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
title O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
spellingShingle O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
Pinho, Ana Teixeira
Tempo Escolar. Tempo Social. Autobiografia. Tempo e Diferença. Tempo e Outro. Ritmo e Simultaneidade.
title_short O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
title_full O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
title_fullStr O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
title_full_unstemmed O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
title_sort O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade
author Pinho, Ana Teixeira
author_facet Pinho, Ana Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Ana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo Escolar. Tempo Social. Autobiografia. Tempo e Diferença. Tempo e Outro. Ritmo e Simultaneidade.
topic Tempo Escolar. Tempo Social. Autobiografia. Tempo e Diferença. Tempo e Outro. Ritmo e Simultaneidade.
description Esta tese tem por objetivo compreender a relação entre o tempo escolar, os outros tempos sociais e as temporalidades dos sujeitos, a partir de narrativas biográficas de professoras, em duas escolas com classes multisseriadas, e sujeitos das comunidades de Botelho e Praia Grande, em Ilha de Maré. A análisedo campo empírico fez emergir o problema do tempo escolar reduzido a ritmo, ora compreendido como uma propriedade individual, ora como uma imposição de um tempo hegemônico, o do relógio. Para problematizar essa noção, foram utilizados autores como Elias (1993), Faraco (2010a) e Bakhtin (2003). Com base na relação entre tempo e diferença, retomou-se adiscussão com Bakhtin (2003; 2010) para, junto com Levinas (2011a, 2011b), propor outra concepção, a de tempo como simultaneidade, concebida como coexistência e interação. A pesquisa empírica adotou, como abordagem metodológica, a narrativa (auto)biográficaque se constitui na oportunidade do outro dizer de si e, ao fazê-lo, através da entrevista narrativa, deixa rentrever traços de uma experiência, ao mesmo tempo pessoal e social. A pesquisa conclui que a compreensãodo tempo escolar, de um lado, depende de um olhar atento para os outros tempos sociais que atravessam a escola, e de outro, de uma atenção especial às interações realizadas entre os sujeitos no interior da sala de aula. Afinal, o tempo escolar é acontecimento que se dá no encontro com o outro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/343
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/343
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/343/293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955846549504