A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. |
id |
UNEB-3_f67b848b5a4c172b9a8bd9a4a148ec3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/339 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextualEste artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. UNEB2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/33910.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339/289Santos, Adailton FerreiraOliosi, Elisa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:15:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/339Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:15:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
title |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
spellingShingle |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual Santos, Adailton Ferreira |
title_short |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
title_full |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
title_fullStr |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
title_full_unstemmed |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
title_sort |
A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual |
author |
Santos, Adailton Ferreira |
author_facet |
Santos, Adailton Ferreira Oliosi, Elisa Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Oliosi, Elisa Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adailton Ferreira Oliosi, Elisa Cristina |
description |
Este artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339/289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955839209472 |