A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adailton Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliosi, Elisa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339
Resumo: Este artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. 
id UNEB-3_f67b848b5a4c172b9a8bd9a4a148ec3b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/339
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextualEste artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. UNEB2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/33910.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339/289Santos, Adailton FerreiraOliosi, Elisa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:15:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/339Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:15:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
title A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
spellingShingle A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
Santos, Adailton Ferreira
title_short A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
title_full A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
title_fullStr A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
title_full_unstemmed A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
title_sort A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual
author Santos, Adailton Ferreira
author_facet Santos, Adailton Ferreira
Oliosi, Elisa Cristina
author_role author
author2 Oliosi, Elisa Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adailton Ferreira
Oliosi, Elisa Cristina
description Este artigo propõe-se a reflexão do ensino de ciências da natureza, na perspectivade uma abordagem contextual para melhor compreender a relação entre ciência e sociedade. Tal abordagem para o ensino de ciências tem sido recomendada pela UNESCO , pela legislação brasileira assim como por pesquisadores que defendema necessidade de repensar o ensino na sociedade contemporânea, globalizada etecnológica. Assim, almeja-se que o ensino das ciências da natureza possibilite acompreensão da atividade científica e, por sua vez, contribua para a superação das ideias distorcidas sobre as ciências. Com efeito, apontaremos trabalhos de estudiosos como Matthews, Gil-Pérez, Martins, Freire Jr. e do filósofo das ciências Gaston Bachelard, que defendem um ensino integrado entre a história da ciência e a filosofia da ciência para permitir que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e de suas implicações no contexto atual. Além disso, essa concepção de ensino contribui para entender a relação dos fatores históricos e sociais no processo de constituição das ciências da natureza de uma época específica. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/339/289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955839209472