História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matzenbacher, Mateus Pio da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230507
Resumo: Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma.
id UFRGS-2_f021dc981d6822b93d4b1b133e0bcd01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matzenbacher, Mateus Pio da SilvaFagundes, Nelson Jurandi RosaBombassaro, Luiz Carlos2021-10-06T04:13:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/230507001109341Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma.application/pdfporBiologiaEvoluçãoFilosofia da ciênciaHistória da ciênciaHistória e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evoluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109341.pdf.txt001109341.pdf.txtExtracted Texttext/plain65676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/2/001109341.pdf.txtd75b281be21b86dca3e0827b2cd9ba8dMD52ORIGINAL001109341.pdfTexto completoapplication/pdf638070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/1/001109341.pdfc73955c1db8af62d537e4780d05448d5MD5110183/2305072021-11-20 05:50:22.48425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:50:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
title História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
spellingShingle História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
Matzenbacher, Mateus Pio da Silva
Biologia
Evolução
Filosofia da ciência
História da ciência
title_short História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
title_full História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
title_fullStr História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
title_full_unstemmed História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
title_sort História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
author Matzenbacher, Mateus Pio da Silva
author_facet Matzenbacher, Mateus Pio da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matzenbacher, Mateus Pio da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Nelson Jurandi Rosa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bombassaro, Luiz Carlos
contributor_str_mv Fagundes, Nelson Jurandi Rosa
Bombassaro, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Evolução
Filosofia da ciência
História da ciência
topic Biologia
Evolução
Filosofia da ciência
História da ciência
description Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T04:13:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109341
url http://hdl.handle.net/10183/230507
identifier_str_mv 001109341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/2/001109341.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/1/001109341.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d75b281be21b86dca3e0827b2cd9ba8d
c73955c1db8af62d537e4780d05448d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613886164992