Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darroz, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nicolodi, Jean Carlos, Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388
Resumo: Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.
id UNEB-3_fd82099ae62d3224f71fb2c7722dd3cf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9388
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o temaLearning by teachingEnsinar aprendendoApresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.UNEB2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/938810.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 223-2422358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n62reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388/8138Copyright (c) 2021 Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi, Cleci Teresinha Werner da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz MarceloNicolodi, Jean CarlosRosa, Cleci Teresinha Werner da2022-03-04T20:44:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9388Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-03-04T20:44:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
title Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
spellingShingle Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
Darroz, Luiz Marcelo
Learning by teaching
Ensinar aprendendo
title_short Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
title_full Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
title_fullStr Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
title_full_unstemmed Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
title_sort Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
author Darroz, Luiz Marcelo
author_facet Darroz, Luiz Marcelo
Nicolodi, Jean Carlos
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author_role author
author2 Nicolodi, Jean Carlos
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darroz, Luiz Marcelo
Nicolodi, Jean Carlos
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
dc.subject.por.fl_str_mv Learning by teaching
Ensinar aprendendo
topic Learning by teaching
Ensinar aprendendo
description Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388/8138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi, Cleci Teresinha Werner da Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi, Cleci Teresinha Werner da Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 223-242
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v30.n62
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957277855744