Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388 |
Resumo: | Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz. |
id |
UNEB-3_fd82099ae62d3224f71fb2c7722dd3cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9388 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o temaLearning by teachingEnsinar aprendendoApresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.UNEB2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/938810.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 223-2422358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n62reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388/8138Copyright (c) 2021 Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi, Cleci Teresinha Werner da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessDarroz, Luiz MarceloNicolodi, Jean CarlosRosa, Cleci Teresinha Werner da2022-03-04T20:44:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9388Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-03-04T20:44:54Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
title |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
spellingShingle |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema Darroz, Luiz Marcelo Learning by teaching Ensinar aprendendo |
title_short |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
title_full |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
title_fullStr |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
title_full_unstemmed |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
title_sort |
Aprender ensinando:: o que dizem as pesquisas sobre o tema |
author |
Darroz, Luiz Marcelo |
author_facet |
Darroz, Luiz Marcelo Nicolodi, Jean Carlos Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author_role |
author |
author2 |
Nicolodi, Jean Carlos Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darroz, Luiz Marcelo Nicolodi, Jean Carlos Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning by teaching Ensinar aprendendo |
topic |
Learning by teaching Ensinar aprendendo |
description |
Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388/8138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi, Cleci Teresinha Werner da Rosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi, Cleci Teresinha Werner da Rosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 223-242 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v30.n62 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957277855744 |