Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Lúcia Gomes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121
Resumo: Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos?
id UNEB-4_25e4142ebc04f79441efcebcb38728a4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/121
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoriaLeitura e escritaDiscursosDeslocamentosTextosAutoria-co-autoria Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos?Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/12110.35499/tl.v2i1.121Tabuleiro de Letras; v. 2 n. 1 (2009): LINGUAGENS: LETRA, IMAGEM E SOM2176-578210.35499/tl.v2i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121/73Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Lúcia Gomes da2019-06-02T02:55:36Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/121Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:36Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
title Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
spellingShingle Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
Silva, Ana Lúcia Gomes da
Leitura e escrita
Discursos
Deslocamentos
Textos
Autoria-co-autoria
title_short Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
title_full Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
title_fullStr Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
title_full_unstemmed Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
title_sort Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
author Silva, Ana Lúcia Gomes da
author_facet Silva, Ana Lúcia Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Lúcia Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Discursos
Deslocamentos
Textos
Autoria-co-autoria
topic Leitura e escrita
Discursos
Deslocamentos
Textos
Autoria-co-autoria
description Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos?
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121
10.35499/tl.v2i1.121
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121
identifier_str_mv 10.35499/tl.v2i1.121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121/73
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 2 n. 1 (2009): LINGUAGENS: LETRA, IMAGEM E SOM
2176-5782
10.35499/tl.v2i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211678921490432