Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121 |
Resumo: | Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos? |
id |
UNEB-4_25e4142ebc04f79441efcebcb38728a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/121 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoriaLeitura e escritaDiscursosDeslocamentosTextosAutoria-co-autoria Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos?Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/12110.35499/tl.v2i1.121Tabuleiro de Letras; v. 2 n. 1 (2009): LINGUAGENS: LETRA, IMAGEM E SOM2176-578210.35499/tl.v2i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121/73Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Lúcia Gomes da2019-06-02T02:55:36Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/121Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:36Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
title |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
spellingShingle |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria Silva, Ana Lúcia Gomes da Leitura e escrita Discursos Deslocamentos Textos Autoria-co-autoria |
title_short |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
title_full |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
title_fullStr |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
title_sort |
Leitura e escrita: processos de autoria e co-autoria |
author |
Silva, Ana Lúcia Gomes da |
author_facet |
Silva, Ana Lúcia Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Lúcia Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Discursos Deslocamentos Textos Autoria-co-autoria |
topic |
Leitura e escrita Discursos Deslocamentos Textos Autoria-co-autoria |
description |
Este artigo discute sobre a leitura /escrita e seus processos de autoria e co-autoria a partir da apresentação e reflexão de sete deslocamentos que nos possibilitam compreender que ler e escrever traz implicações de diversas ordens, tais como: comprometer consigo e com o outro, ser referência de leitura e escrita, possibilitar o diálogo e a co-autora como leitores e produtores de texto, além de perceber a leitura não apenas como prática escolar, mas também, como ato cultural e político que demanda políticas públicas para leitura, e que aponta a formação leitura como um processo multidisciplinar. Objetiva, pois, caracterizar o/a leitor/a como um ser comprometido/a com as transformações sociais, mas também com a de si mesmo. É na verdade compreender sua responsabilidade como sujeito leitor, que ao transformar a si, transforma o outro e a outra, pelo ato educativo, pelo exemplo, pela reflexão que possibilita. Aponta ainda algumas possibilidades transformativas advindas do ato de ler e escrever, além de refletir sobre o poder da leitura como maior possibilidade de inserção social, organização de classes, senso crítico, articulação política, e, sobretudo, modificação da estrutura social vigente se articuladas a outras transformações sociais. Afinal, os saberes se produzem e se compartilham através de determinados tipos de discursos, desde os científicos aos narrativos, tanto nos relatos literários como na vida cotidiana, passando por toda gama de discursos profissionais. Finalmente, o texto nos convida a compreender o nosso papel como mediador/a e orientador/a dos processos de leitura e escrita dos alunos e alunas. O que significa sermos leitores/as e produtores de texto de diversos gêneros textuais, em potencial dos gêneros acadêmico-científicos? |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121 10.35499/tl.v2i1.121 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v2i1.121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/121/73 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 2 n. 1 (2009): LINGUAGENS: LETRA, IMAGEM E SOM 2176-5782 10.35499/tl.v2i1 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211678921490432 |