Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorandi Macedo, Alexandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gracioli, Francieli, Reategui, Eliseo, Behar, Patrícia, Hartmann Ferreira, Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.
id UFRGS-7_c76a55f464f12ef22404d11fe7fc67ff
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55613
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita AutoralLeitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5561310.22456/1982-1654.55613Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613/39083Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorandi Macedo, AlexandraGracioli, FrancieliReategui, EliseoBehar, PatríciaHartmann Ferreira, Vinicius2016-12-03T05:01:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/55613Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-12-03T05:01:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
title Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
spellingShingle Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
Lorandi Macedo, Alexandra
Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.
title_short Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
title_full Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
title_fullStr Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
title_full_unstemmed Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
title_sort Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
author Lorandi Macedo, Alexandra
author_facet Lorandi Macedo, Alexandra
Gracioli, Francieli
Reategui, Eliseo
Behar, Patrícia
Hartmann Ferreira, Vinicius
author_role author
author2 Gracioli, Francieli
Reategui, Eliseo
Behar, Patrícia
Hartmann Ferreira, Vinicius
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorandi Macedo, Alexandra
Gracioli, Francieli
Reategui, Eliseo
Behar, Patrícia
Hartmann Ferreira, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.
topic Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.
description Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613
10.22456/1982-1654.55613
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.55613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/55613/39083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 2 (2016): TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E ESTÉTICA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183139868672