Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Denise Dias de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605
Resumo: Este artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los.
id UNEB-4_ab1e8944b59a1812015441c3f05efe00
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8605
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitaisLiteratura digitalEnsino de literaturaBooktubersEste artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/860510.35499/tl.v14i1.8605Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 139-1512176-578210.35499/tl.v14i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605/6068Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSubrinho, Abinalio Ubiratan da CruzSousa, Denise Dias de Carvalho2021-05-06T21:03:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8605Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:03:33Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
title Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
spellingShingle Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
Literatura digital
Ensino de literatura
Booktubers
title_short Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
title_full Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
title_fullStr Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
title_full_unstemmed Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
title_sort Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
author Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
author_facet Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
Sousa, Denise Dias de Carvalho
author_role author
author2 Sousa, Denise Dias de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz
Sousa, Denise Dias de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura digital
Ensino de literatura
Booktubers
topic Literatura digital
Ensino de literatura
Booktubers
description Este artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605
10.35499/tl.v14i1.8605
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605
identifier_str_mv 10.35499/tl.v14i1.8605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605/6068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 139-151
2176-5782
10.35499/tl.v14i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211680062341120