Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605 |
Resumo: | Este artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los. |
id |
UNEB-4_ab1e8944b59a1812015441c3f05efe00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8605 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitaisLiteratura digitalEnsino de literaturaBooktubersEste artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/860510.35499/tl.v14i1.8605Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 139-1512176-578210.35499/tl.v14i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605/6068Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSubrinho, Abinalio Ubiratan da CruzSousa, Denise Dias de Carvalho2021-05-06T21:03:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8605Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:03:33Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
title |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
spellingShingle |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz Literatura digital Ensino de literatura Booktubers |
title_short |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
title_full |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
title_fullStr |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
title_full_unstemmed |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
title_sort |
Livros e likes: ponderações sobre o ensino de literatura em tempos de leituras em mídias digitais |
author |
Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz |
author_facet |
Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz Sousa, Denise Dias de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Denise Dias de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz Sousa, Denise Dias de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura digital Ensino de literatura Booktubers |
topic |
Literatura digital Ensino de literatura Booktubers |
description |
Este artigo problematiza algumas questões referentes ao ensino de literatura na contemporaneidade, principalmente as cisões que são estabelecidas com a não inclusão dos gêneros e textos provenientes da literatura digital nos programas e práticas escolares. Logo, com tais diálogos, objetivamos propiciar reflexões quanto ao processo de aproximação dos professores, educadores e demais atores que exercem a função de mediadores de leituras literárias com a ficção digital. Para tanto, além das discussões teóricas, recorremos a bases documentais e netnográficas para evidenciar as mutações no campo literário na internet, analisando um dos seus recortes: os booktubers como relevante instrumento na suplementação do ensino e leitura literária, ancorados nas teses e estudos de Cândido (2004), Lima (2014), Rangel (2014), Lévy (1999) dentre outros. Desse modo, constatamos [e reiteramos] a necessidade do debate, uma vez que, para os leitores-internautas esses artefatos já lhes são, em grade parte, familiares; contudo, os currículos, planejamentos e práticas, em alguns casos, ainda cismam em rechaçá-los. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605 10.35499/tl.v14i1.8605 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v14i1.8605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8605/6068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 139-151 2176-5782 10.35499/tl.v14i1 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211680062341120 |