Vestígios de pré-cinema em Lobo da Costa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/171 |
Resumo: | O presente artigo procura uma vertente de pré-cinema no texto do poeta e romancista pelotense Lobo da Costa (1853-1888), buscando compreender num primeiro momento a própria anatomia do olhar, para em seguida analisar o contexto da época através de uma breve biografia do autor. O reconhecimento dos traços da linguagem cinematográfica surgem por meio de uma “decupagem literária”. Para tanto, o corpus eleito é o poema Aquele Ranchinho e o método aplicado tem como base o trabalho de Paul Leglise (Une Oeuvre de Pré-Cinéma, 1958) em relação à Eneida, de Virgílio (19 a.C). Tal método, ao desconstruir o poema, mostrou-se adequado ao objetivo de encontrar imagens em meio às palavras. |
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