O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Renata de Souza França Bastos de, Oliveira, Andreia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067
Resumo: Sabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos.
id UNEB-4_e74a96e89626b5b9126e3e0bc37af4e6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/15067
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtualSabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1506710.35499/tl.v16i2.15067Tabuleiro de Letras; v. 16 n. 2 (2022); 78-942176-578210.35499/tl.v16i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067/10756Copyright (c) 2022 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Gisele de Assis CarvalhoAlmeida, Renata de Souza França Bastos de Oliveira, Andreia dos Santos2022-12-22T14:05:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/15067Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2022-12-22T14:05:17Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
title O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
spellingShingle O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
Cabral, Gisele de Assis Carvalho
title_short O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
title_full O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
title_fullStr O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
title_full_unstemmed O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
title_sort O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
author Cabral, Gisele de Assis Carvalho
author_facet Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Almeida, Renata de Souza França Bastos de
Oliveira, Andreia dos Santos
author_role author
author2 Almeida, Renata de Souza França Bastos de
Oliveira, Andreia dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Gisele de Assis Carvalho
Almeida, Renata de Souza França Bastos de
Oliveira, Andreia dos Santos
description Sabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067
10.35499/tl.v16i2.15067
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067
identifier_str_mv 10.35499/tl.v16i2.15067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067/10756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 16 n. 2 (2022); 78-94
2176-5782
10.35499/tl.v16i2
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211680416759808