O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067 |
Resumo: | Sabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos. |
id |
UNEB-4_e74a96e89626b5b9126e3e0bc37af4e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/15067 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtualSabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1506710.35499/tl.v16i2.15067Tabuleiro de Letras; v. 16 n. 2 (2022); 78-942176-578210.35499/tl.v16i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067/10756Copyright (c) 2022 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Gisele de Assis CarvalhoAlmeida, Renata de Souza França Bastos de Oliveira, Andreia dos Santos2022-12-22T14:05:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/15067Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2022-12-22T14:05:17Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
title |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
spellingShingle |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual Cabral, Gisele de Assis Carvalho |
title_short |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
title_full |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
title_fullStr |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
title_full_unstemmed |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
title_sort |
O sonho que brotou:: relações entre enunciados escritos e visuais no livro ilustrado em diálogo virtual |
author |
Cabral, Gisele de Assis Carvalho |
author_facet |
Cabral, Gisele de Assis Carvalho Almeida, Renata de Souza França Bastos de Oliveira, Andreia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Renata de Souza França Bastos de Oliveira, Andreia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Gisele de Assis Carvalho Almeida, Renata de Souza França Bastos de Oliveira, Andreia dos Santos |
description |
Sabemos que uma das funções da escola é formar leitores, entre eles, o leitor literário. Consideramos que o livro ilustrado pode auxiliar nesta função. Ao unir enunciados escritos e visuais, esse objeto cultural desperta o interesse de leitores de todas as idades. Por isso, faz-se necessário a todos os mediadores de leitura, entre eles, destacamos os professores, conhecer a sua materialidade e como dialogar com todos os elementos presentes no livro. Pensando em auxiliar esses mediadores, elaboramos este artigo que tem o objetivo de apresentar possibilidades de diálogos com o livro ilustrado a partir dos paratextos presentes na obra O sonho que brotou, de Renato Moriconi. Os diálogos aqui apresentados foram construídos no dia 25 de novembro de 2021, durante um minicurso virtual ocorrido no Google Meet, no qual apresentamos aos professores presentes no evento online possibilidades para dialogar com os livros ilustrados. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer todos os elementos envolvidos na produção do livro ilustrado, a indissociabilidade entre texto escrito e imagens, além de explorar os paratextos para a construção de sentidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067 10.35499/tl.v16i2.15067 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v16i2.15067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15067/10756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 16 n. 2 (2022); 78-94 2176-5782 10.35499/tl.v16i2 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211680416759808 |