Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Isabel Maria Sabino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4909
Resumo: Este escrito apresenta apontamentos acerca da tessitura de redes como tendência no campo da pesquisa, em particular na pesquisa em Educação, estratégia de ampliação do processo associativo de pesquisadores no delineamento de alternativas para a melhoria da qualidade do conhecimento, consequentemente para seu avanço. Inicia retomando aspectos históricos da gênese da pesquisa em Educação na cena nacional, reflexão entremeada por anotações buscando explicitar a perspectiva dominante nesse percurso. Registra, em seguida, experiência de pesquisa em rede empreendida pela articulação de quatro Programas de Pós-graduação em educação de três Universidades públicas situadas nas regiões Nordeste e Sudeste do país, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC), promovido pela CAPES. Apontamentos sobre o contributo da formação pós-graduada stricto sensu encerram as reflexões em torno do potencial de processos associativo de pesquisadores mediante a constituição de redes.
id UNEB-5_25230a7398b5f4195b8a825672470061
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/4909
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da EducaçãoPesquisa em redeTendência de pesquisaPesquisa em EducaçãoFormação de pesquisadoresEste escrito apresenta apontamentos acerca da tessitura de redes como tendência no campo da pesquisa, em particular na pesquisa em Educação, estratégia de ampliação do processo associativo de pesquisadores no delineamento de alternativas para a melhoria da qualidade do conhecimento, consequentemente para seu avanço. Inicia retomando aspectos históricos da gênese da pesquisa em Educação na cena nacional, reflexão entremeada por anotações buscando explicitar a perspectiva dominante nesse percurso. Registra, em seguida, experiência de pesquisa em rede empreendida pela articulação de quatro Programas de Pós-graduação em educação de três Universidades públicas situadas nas regiões Nordeste e Sudeste do país, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC), promovido pela CAPES. Apontamentos sobre o contributo da formação pós-graduada stricto sensu encerram as reflexões em torno do potencial de processos associativo de pesquisadores mediante a constituição de redes.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/490910.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.12-29Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 12-292177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4909/3111Copyright (c) 2018 Isabel Maria Sabino Fariashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Isabel Maria Sabino2020-11-27T01:53:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4909Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:53:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
title Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
spellingShingle Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
Farias, Isabel Maria Sabino
Pesquisa em rede
Tendência de pesquisa
Pesquisa em Educação
Formação de pesquisadores
title_short Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
title_full Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
title_fullStr Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
title_full_unstemmed Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
title_sort Apontamentos sobre a Tessitura de Redes como Perspectiva Contemporânea da Pesquisa no Campo da Educação
author Farias, Isabel Maria Sabino
author_facet Farias, Isabel Maria Sabino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Isabel Maria Sabino
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em rede
Tendência de pesquisa
Pesquisa em Educação
Formação de pesquisadores
topic Pesquisa em rede
Tendência de pesquisa
Pesquisa em Educação
Formação de pesquisadores
description Este escrito apresenta apontamentos acerca da tessitura de redes como tendência no campo da pesquisa, em particular na pesquisa em Educação, estratégia de ampliação do processo associativo de pesquisadores no delineamento de alternativas para a melhoria da qualidade do conhecimento, consequentemente para seu avanço. Inicia retomando aspectos históricos da gênese da pesquisa em Educação na cena nacional, reflexão entremeada por anotações buscando explicitar a perspectiva dominante nesse percurso. Registra, em seguida, experiência de pesquisa em rede empreendida pela articulação de quatro Programas de Pós-graduação em educação de três Universidades públicas situadas nas regiões Nordeste e Sudeste do país, iniciativa apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC), promovido pela CAPES. Apontamentos sobre o contributo da formação pós-graduada stricto sensu encerram as reflexões em torno do potencial de processos associativo de pesquisadores mediante a constituição de redes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4909
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.12-29
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4909
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.12-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4909/3111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Isabel Maria Sabino Farias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Isabel Maria Sabino Farias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 12-29
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117799120896