ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115 |
Resumo: | Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares. |
id |
UNEB-5_39ef8ff86559f338cc6f1be3123adb19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/7115 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escolaEnunciação EstéticaTrabalhos EscolaresParódias Videográficas EscolaresCultura DigitalVídeos JuvenisUma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/711510.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 132-1442177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115/4721Copyright (c) 2019 Cintia Ines Boll, Daniel Nehme Muller, Maristela Rossato, Margarete Axt, Wilsa Maria Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoll, Cintia InesMuller, Daniel NehmeRossato, MaristelaAxt, MargareteRamos, Wilsa Maria2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7115Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
spellingShingle |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola Boll, Cintia Ines Enunciação Estética Trabalhos Escolares Paródias Videográficas Escolares Cultura Digital Vídeos Juvenis |
title_short |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_full |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_fullStr |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_full_unstemmed |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
title_sort |
ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola |
author |
Boll, Cintia Ines |
author_facet |
Boll, Cintia Ines Muller, Daniel Nehme Rossato, Maristela Axt, Margarete Ramos, Wilsa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Muller, Daniel Nehme Rossato, Maristela Axt, Margarete Ramos, Wilsa Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boll, Cintia Ines Muller, Daniel Nehme Rossato, Maristela Axt, Margarete Ramos, Wilsa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enunciação Estética Trabalhos Escolares Paródias Videográficas Escolares Cultura Digital Vídeos Juvenis |
topic |
Enunciação Estética Trabalhos Escolares Paródias Videográficas Escolares Cultura Digital Vídeos Juvenis |
description |
Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115/4721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 132-144 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117868326912 |