QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885 |
Resumo: | Nossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler. |
id |
UNEB-5_400de01409baf1bdaea9d003241cb5e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8885 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAGêneroAprendizagem ao Longo da VidaPerformatividadeNossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/888510.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional; 193-2192177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6018https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6064Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Dias Junior, Alan Caballerohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio Carlos DiasCaballero, Alan2021-12-14T14:48:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8885Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-12-14T14:48:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
title |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
spellingShingle |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA Junior, Antonio Carlos Dias Gênero Aprendizagem ao Longo da Vida Performatividade |
title_short |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
title_full |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
title_fullStr |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
title_full_unstemmed |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
title_sort |
QUESTÕES DE GÊNERO NA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA |
author |
Junior, Antonio Carlos Dias |
author_facet |
Junior, Antonio Carlos Dias Caballero, Alan |
author_role |
author |
author2 |
Caballero, Alan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Antonio Carlos Dias Caballero, Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Aprendizagem ao Longo da Vida Performatividade |
topic |
Gênero Aprendizagem ao Longo da Vida Performatividade |
description |
Nossa intenção é problematizar o discurso de gênero que opera concomitantemente o discurso neoliberal de Aprendizagem ao Longo da Vida - UNESCO em políticas globais e locais, neste caso no Brasil. Para isto verificamos este discurso por meio de análise documental na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (1996), Declaração de Incheon (2015a), Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos (2015b) e Base Nacional Comum Curricular (2017). A discussão e resultados apresentam essas políticas em concordância com uma lógica empreendedora que finda por reiterar binarismos e heterossexismos. Concluímos que políticas globais entendidas, sobretudo, pelos fluxos da performatividade competitiva de Stephen Ball podem exibir estruturas da performatividade de gênero de Judith Butler. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.193-219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6018 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8885/6064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Dias Junior, Alan Caballero https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Dias Junior, Alan Caballero https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 1 (2020): Gestão no Ambiente Educacional; 193-219 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v5.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117917609984 |