Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230 |
Resumo: | Este artigo objetiva compartilhar conhecimentos e experiências sobre as práticas literárias e a remição pela leitura a partir de perspectivas narradas por pessoas privadas de liberdade. Para isso, inicialmente aborda as políticas educacionais e as iniciativas de fomento à leitura e escrita nas prisões, como mecanismo de inclusão social, de desenvolvimento educacional e intelectual. Em seguida, aponta as ações literárias desenvolvidas em diferentes estados, com dados atualizados sobre os projetos e instituições envolvidas em programas de remição pela leitura no Brasil. Por fim, apresenta as narrativas de participantes do Projeto de “Remição pela Leitura - Educação para a Liberdade”, que compartilham suas percepções sobre as experiências vivenciadas durante as práticas de leitura e escrita, além de dialogar sobre como os sujeitos envolvidos percebem o mundo e a influência do projeto literário em seu cotidiano no interior da prisão. |
id |
UNEB-5_44b551b79af1dbf24b569af571a85040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/10230 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdadeLeitura e escrita na prisãoRemição pela leituraPessoas privadas de liberdadeEducação em prisõesNarrativas de pessoas presas.Este artigo objetiva compartilhar conhecimentos e experiências sobre as práticas literárias e a remição pela leitura a partir de perspectivas narradas por pessoas privadas de liberdade. Para isso, inicialmente aborda as políticas educacionais e as iniciativas de fomento à leitura e escrita nas prisões, como mecanismo de inclusão social, de desenvolvimento educacional e intelectual. Em seguida, aponta as ações literárias desenvolvidas em diferentes estados, com dados atualizados sobre os projetos e instituições envolvidas em programas de remição pela leitura no Brasil. Por fim, apresenta as narrativas de participantes do Projeto de “Remição pela Leitura - Educação para a Liberdade”, que compartilham suas percepções sobre as experiências vivenciadas durante as práticas de leitura e escrita, além de dialogar sobre como os sujeitos envolvidos percebem o mundo e a influência do projeto literário em seu cotidiano no interior da prisão. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1023010.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10230Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 1 (2021): Educação para Jovens e Adultos em Privação de Liberdade; 92-1152177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230/7817https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230/7926Copyright (c) 2021 Eli Narciso da Silva Torres, Gesilane de Oliveira Maciel José, Miguel Barthiman dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Eli Narciso da SilvaJosé, Gesilane de Oliveira MacielSantos, Miguel Barthiman dos2021-05-30T01:52:28Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10230Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-05-30T01:52:28Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
title |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
spellingShingle |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade Torres, Eli Narciso da Silva Leitura e escrita na prisão Remição pela leitura Pessoas privadas de liberdade Educação em prisões Narrativas de pessoas presas. |
title_short |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
title_full |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
title_fullStr |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
title_full_unstemmed |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
title_sort |
Vozes do cárcere: A prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade |
author |
Torres, Eli Narciso da Silva |
author_facet |
Torres, Eli Narciso da Silva José, Gesilane de Oliveira Maciel Santos, Miguel Barthiman dos |
author_role |
author |
author2 |
José, Gesilane de Oliveira Maciel Santos, Miguel Barthiman dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Eli Narciso da Silva José, Gesilane de Oliveira Maciel Santos, Miguel Barthiman dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita na prisão Remição pela leitura Pessoas privadas de liberdade Educação em prisões Narrativas de pessoas presas. |
topic |
Leitura e escrita na prisão Remição pela leitura Pessoas privadas de liberdade Educação em prisões Narrativas de pessoas presas. |
description |
Este artigo objetiva compartilhar conhecimentos e experiências sobre as práticas literárias e a remição pela leitura a partir de perspectivas narradas por pessoas privadas de liberdade. Para isso, inicialmente aborda as políticas educacionais e as iniciativas de fomento à leitura e escrita nas prisões, como mecanismo de inclusão social, de desenvolvimento educacional e intelectual. Em seguida, aponta as ações literárias desenvolvidas em diferentes estados, com dados atualizados sobre os projetos e instituições envolvidas em programas de remição pela leitura no Brasil. Por fim, apresenta as narrativas de participantes do Projeto de “Remição pela Leitura - Educação para a Liberdade”, que compartilham suas percepções sobre as experiências vivenciadas durante as práticas de leitura e escrita, além de dialogar sobre como os sujeitos envolvidos percebem o mundo e a influência do projeto literário em seu cotidiano no interior da prisão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10230 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230/7817 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230/7926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 1 (2021): Educação para Jovens e Adultos em Privação de Liberdade; 92-115 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118204919808 |