Formação Docente: Algumas Reflexões sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/885 |
Resumo: | O presente trabalho tece algumas considerações sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na sua fase inicial, tendo como referência o curso de licenciatura em Biologia oferecido pela UNEB-Campus VI. Com a contribuição dos autores Dourado, Brzezinski, Caldas, Kuenzer, dentre outros, traça o perfil do professor-aluno, destacando, na reforma do Estado brasileiro, a formação docente. Essa formação é acompanhada por pesquisadores de diferentes áreas. Em 2009, pelo Decreto nº 6.755, o presidente instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e disciplinou a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no fomento a programas de formação inicial e continuada. O Decreto integra os princípios da política de formação de profissionais. Sem a participação efetiva dos entes federados e o compromisso ético, político e profissional da Instituição formadora, o PARFOR não atingirá os resultados esperados e necessários à formação docente, como um dos elementos essenciais à melhoria da qualidade da educação básica. Para realização da pesquisa, utilizou-se de entrevista semiestruturada, questionário e a análise documental. A partir dos resultados, ainda que parciais, é possível afirmar a importância do PARFOR para a formação dos professores; contudo, não basta apenas o esforço da União; faz-se necessário que os municípios reconheçam a necessidade da formação dos seus professores para contribuir na melhoria da educação básica. Caso esse quadro não altere, os resultados do programa poderão ficar aquém do esperado. |
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Formação Docente: Algumas Reflexões sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFORReforma educacional. Formação docente. Articulação.O presente trabalho tece algumas considerações sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na sua fase inicial, tendo como referência o curso de licenciatura em Biologia oferecido pela UNEB-Campus VI. Com a contribuição dos autores Dourado, Brzezinski, Caldas, Kuenzer, dentre outros, traça o perfil do professor-aluno, destacando, na reforma do Estado brasileiro, a formação docente. Essa formação é acompanhada por pesquisadores de diferentes áreas. Em 2009, pelo Decreto nº 6.755, o presidente instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e disciplinou a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no fomento a programas de formação inicial e continuada. O Decreto integra os princípios da política de formação de profissionais. Sem a participação efetiva dos entes federados e o compromisso ético, político e profissional da Instituição formadora, o PARFOR não atingirá os resultados esperados e necessários à formação docente, como um dos elementos essenciais à melhoria da qualidade da educação básica. Para realização da pesquisa, utilizou-se de entrevista semiestruturada, questionário e a análise documental. A partir dos resultados, ainda que parciais, é possível afirmar a importância do PARFOR para a formação dos professores; contudo, não basta apenas o esforço da União; faz-se necessário que os municípios reconheçam a necessidade da formação dos seus professores para contribuir na melhoria da educação básica. Caso esse quadro não altere, os resultados do programa poderão ficar aquém do esperado.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/88510.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/885/628Fernandes, Marinalva Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T17:16:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/885Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2023-01-09T17:16:05Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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