BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hypólito, Álvaro Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995
Resumo: O texto discute a BNCC como parte de uma agenda global e sua influência nas políticas de formação docente. A fim de contribuir com a discussão, o texto está organizado com o objetivo de mostrar relações entre políticas globais e políticas curriculares nacionais, para discutir essas políticas e formação docente. Demonstra que há uma agenda global estruturada localmente, a partir de grupos hegemônicos, nem sempre coesos, mas que têm obtido sucesso em impor suas propostas, mudando profundamente a formação docente.
id CNTE-1_66828d181e1502bd5183d8690876dcfa
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/995
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTECurrículo Nacional. Reforma Educacional. Formação Docente.O texto discute a BNCC como parte de uma agenda global e sua influência nas políticas de formação docente. A fim de contribuir com a discussão, o texto está organizado com o objetivo de mostrar relações entre políticas globais e políticas curriculares nacionais, para discutir essas políticas e formação docente. Demonstra que há uma agenda global estruturada localmente, a partir de grupos hegemônicos, nem sempre coesos, mas que têm obtido sucesso em impor suas propostas, mudando profundamente a formação docente.CNTE2019-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/99510.22420/rde.v13i25.995Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 187-2012238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessHypólito, Álvaro Moreira2019-08-14T12:44:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/995Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:46.326766Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
title BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
Hypólito, Álvaro Moreira
Currículo Nacional. Reforma Educacional. Formação Docente.
title_short BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
title_full BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort BNCC, AGENDA GLOBAL E FORMAÇÃO DOCENTE
author Hypólito, Álvaro Moreira
author_facet Hypólito, Álvaro Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hypólito, Álvaro Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Nacional. Reforma Educacional. Formação Docente.
topic Currículo Nacional. Reforma Educacional. Formação Docente.
description O texto discute a BNCC como parte de uma agenda global e sua influência nas políticas de formação docente. A fim de contribuir com a discussão, o texto está organizado com o objetivo de mostrar relações entre políticas globais e políticas curriculares nacionais, para discutir essas políticas e formação docente. Demonstra que há uma agenda global estruturada localmente, a partir de grupos hegemônicos, nem sempre coesos, mas que têm obtido sucesso em impor suas propostas, mudando profundamente a formação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995
10.22420/rde.v13i25.995
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i25.995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 187-201
2238-4391
10.22420/rde.v13i25
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342663094272