ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1 |
Resumo: | O acesso à educação superior como instrumento de construção de equidade, protagonismo e mobilidade social de grupos historicamente excluídos levando em consideração recortes de cor/raça e de gênero, em uma instituição privada de ensino superior configurando um projeto de ação afirmativa de natureza privada e efeito público é o objeto da presente pesquisa. A percepção do momento histórico do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre - RS, a precedência da sua iniciativa em relação aos programas de governo e a aliança construída com o Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE, grupo social específico, são aspectos que merecem um olhar analítico que identifique as múltiplas possibilidades e potencialidades da experiência que se encontra em andamento no espaço acadêmico da referida Instituição de Ensino. A pesquisa se propõe a identificar aspectos do perfil da(o) estudante bolsista do programa de inclusão social para negras(os) desse Centro Universitário que possam contribuir para a compreensão das peculiaridades de sua permanência ou evasão, mediante análise documental da totalidade de ingressos no ano letivo de 2004. O caminho metodológico escolhido parte do registro de ingressos, tendo como categorias de análise os perfis individual, acadêmico e social, os índices de permanência e evasão, com o objetivo de identificar dados que possam vir a fortalecer o debate da temática acesso/permanência em programas de ações afirmativas voltados para este público. |
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ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIORAção afirmativa privada em educaçãoDiversidade de cor/raça e gêneroInclusãopermanência e evasãoO acesso à educação superior como instrumento de construção de equidade, protagonismo e mobilidade social de grupos historicamente excluídos levando em consideração recortes de cor/raça e de gênero, em uma instituição privada de ensino superior configurando um projeto de ação afirmativa de natureza privada e efeito público é o objeto da presente pesquisa. A percepção do momento histórico do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre - RS, a precedência da sua iniciativa em relação aos programas de governo e a aliança construída com o Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE, grupo social específico, são aspectos que merecem um olhar analítico que identifique as múltiplas possibilidades e potencialidades da experiência que se encontra em andamento no espaço acadêmico da referida Instituição de Ensino. A pesquisa se propõe a identificar aspectos do perfil da(o) estudante bolsista do programa de inclusão social para negras(os) desse Centro Universitário que possam contribuir para a compreensão das peculiaridades de sua permanência ou evasão, mediante análise documental da totalidade de ingressos no ano letivo de 2004. O caminho metodológico escolhido parte do registro de ingressos, tendo como categorias de análise os perfis individual, acadêmico e social, os índices de permanência e evasão, com o objetivo de identificar dados que possam vir a fortalecer o debate da temática acesso/permanência em programas de ações afirmativas voltados para este público.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/110.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 1 (2010): Universidade: ações afirmativas e inclusão social2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1/24Rodrigues Ribeiro, Suzana MarisaSanantos Jullio, Anana Luiza dosConceição da Silva Pessoa de Lira, LilianaCampos de Oliveira Dias, LucianaBoehler, GenilmaPorto Frajado, Sinarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-07T21:34:06Zoai:ojs.192.168.5.50:article/1Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-08-07T21:34:06Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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