ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Ribeiro, Suzana Marisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sanantos Jullio, Anana Luiza dos, Conceição da Silva Pessoa de Lira, Liliana, Campos de Oliveira Dias, Luciana, Boehler, Genilma, Porto Frajado, Sinara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1
Resumo: O acesso à educação superior como instrumento de construção de equidade, protagonismo e mobilidade social de grupos historicamente excluídos levando em consideração recortes de cor/raça e de gênero, em uma instituição privada de ensino superior configurando um projeto de ação afirmativa  de natureza privada e efeito público é o objeto da presente pesquisa. A percepção do momento histórico do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre - RS, a precedência da sua iniciativa em relação aos programas de governo e a aliança construída com o Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE, grupo social específico, são aspectos que merecem um olhar analítico que identifique as múltiplas possibilidades e potencialidades da experiência que se encontra em andamento no espaço acadêmico da referida Instituição de Ensino. A pesquisa se propõe a identificar aspectos do perfil da(o) estudante bolsista do programa de inclusão social para negras(os) desse Centro Universitário que possam contribuir para a compreensão das peculiaridades de sua permanência ou evasão, mediante análise documental da totalidade de ingressos no ano letivo de 2004. O caminho metodológico escolhido parte do registro de ingressos, tendo como categorias de análise os perfis individual, acadêmico e social, os índices de permanência e evasão, com o objetivo de identificar dados que possam vir a fortalecer o debate da temática acesso/permanência em programas de ações afirmativas voltados para este público.
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