Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205 |
Resumo: | Neste trabalho, é apresentada uma análise da evolução do ensino competencial, desde os primeiros estudos sobre o conceito de competência até as definições atuais, considerando especificamente os cenários - europeu e brasileiro. No contexto europeu, são abordados os estudos realizados em projetos da OCDE e da UNESCO, que se iniciaram na década de 1990, em particular o DeSeCo e o Relatório Delors. No Brasil, são analisados os documentos oficiais do governo federal, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e culminando na Base Nacional Comum Curricular. Os quatro pilares básicos propostos no Relatório Delors são identificados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Maior. Tomando como base os documentos oficiais do Parlamento Europeu que instituíram as competências chave para a educação na comunidade europeia, e as competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, são discutidas as semelhanças entre as definições presentes nos dois documentos, sendo encontrada uma relação direta entre as competências digitais e culturais e cívicas nos dois documentos, uma relação indireta entre as competências linguística, matemática, científica e tecnológica, e pontos em comum em outras competências. |
id |
UNEB-5_c73fd27aa847fd8375756a3cbfe050d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/12205 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiroEnsino CompetencialCompetências-chaveCompetências geraisBNCCNeste trabalho, é apresentada uma análise da evolução do ensino competencial, desde os primeiros estudos sobre o conceito de competência até as definições atuais, considerando especificamente os cenários - europeu e brasileiro. No contexto europeu, são abordados os estudos realizados em projetos da OCDE e da UNESCO, que se iniciaram na década de 1990, em particular o DeSeCo e o Relatório Delors. No Brasil, são analisados os documentos oficiais do governo federal, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e culminando na Base Nacional Comum Curricular. Os quatro pilares básicos propostos no Relatório Delors são identificados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Maior. Tomando como base os documentos oficiais do Parlamento Europeu que instituíram as competências chave para a educação na comunidade europeia, e as competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, são discutidas as semelhanças entre as definições presentes nos dois documentos, sendo encontrada uma relação direta entre as competências digitais e culturais e cívicas nos dois documentos, uma relação indireta entre as competências linguística, matemática, científica e tecnológica, e pontos em comum em outras competências.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1220510.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12205Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 81-1022177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205/8250https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205/8288Copyright (c) 2021 Iramaia Jorge Cabra de Paulo, Silvana Perez, Clara Elena S. Tabosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulo, Iramaia Jorge Cabra dePerez, SilvanaTabosa, Clara Elena S.2021-07-27T22:34:25Zoai:ojs.192.168.5.50:article/12205Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:34:25Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
title |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
spellingShingle |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro Paulo, Iramaia Jorge Cabra de Ensino Competencial Competências-chave Competências gerais BNCC |
title_short |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
title_full |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
title_fullStr |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
title_full_unstemmed |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
title_sort |
Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro |
author |
Paulo, Iramaia Jorge Cabra de |
author_facet |
Paulo, Iramaia Jorge Cabra de Perez, Silvana Tabosa, Clara Elena S. |
author_role |
author |
author2 |
Perez, Silvana Tabosa, Clara Elena S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Iramaia Jorge Cabra de Perez, Silvana Tabosa, Clara Elena S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Competencial Competências-chave Competências gerais BNCC |
topic |
Ensino Competencial Competências-chave Competências gerais BNCC |
description |
Neste trabalho, é apresentada uma análise da evolução do ensino competencial, desde os primeiros estudos sobre o conceito de competência até as definições atuais, considerando especificamente os cenários - europeu e brasileiro. No contexto europeu, são abordados os estudos realizados em projetos da OCDE e da UNESCO, que se iniciaram na década de 1990, em particular o DeSeCo e o Relatório Delors. No Brasil, são analisados os documentos oficiais do governo federal, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e culminando na Base Nacional Comum Curricular. Os quatro pilares básicos propostos no Relatório Delors são identificados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Maior. Tomando como base os documentos oficiais do Parlamento Europeu que instituíram as competências chave para a educação na comunidade europeia, e as competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, são discutidas as semelhanças entre as definições presentes nos dois documentos, sendo encontrada uma relação direta entre as competências digitais e culturais e cívicas nos dois documentos, uma relação indireta entre as competências linguística, matemática, científica e tecnológica, e pontos em comum em outras competências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12205 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205/8250 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205/8288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Iramaia Jorge Cabra de Paulo, Silvana Perez, Clara Elena S. Tabosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Iramaia Jorge Cabra de Paulo, Silvana Perez, Clara Elena S. Tabosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 81-102 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118255251456 |