Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212 |
Resumo: | A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta. |
id |
UNEB-5_fce9532f94b25ac6ac55db2d9a5573f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/12212 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidianaAprendizagem ativaEnsino por descobertaModelo de ensino 5ELuzTecnologiasA abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1221210.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 138-1592177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8253https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8291Copyright (c) 2021 Fábio Ferreira Monteiro, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva FIlho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Fábio FerreiraFerreira, MarcelloSilva Filho, Olavo Leopoldino daCruzeiro, Wendell da Silva2021-07-27T22:44:16Zoai:ojs.192.168.5.50:article/12212Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:44:16Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
title |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
spellingShingle |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana Monteiro, Fábio Ferreira Aprendizagem ativa Ensino por descoberta Modelo de ensino 5E Luz Tecnologias |
title_short |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
title_full |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
title_fullStr |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
title_full_unstemmed |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
title_sort |
Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana |
author |
Monteiro, Fábio Ferreira |
author_facet |
Monteiro, Fábio Ferreira Ferreira, Marcello Silva Filho, Olavo Leopoldino da Cruzeiro, Wendell da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Marcello Silva Filho, Olavo Leopoldino da Cruzeiro, Wendell da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Fábio Ferreira Ferreira, Marcello Silva Filho, Olavo Leopoldino da Cruzeiro, Wendell da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Ensino por descoberta Modelo de ensino 5E Luz Tecnologias |
topic |
Aprendizagem ativa Ensino por descoberta Modelo de ensino 5E Luz Tecnologias |
description |
A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8253 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fábio Ferreira Monteiro, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva FIlho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fábio Ferreira Monteiro, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva FIlho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 138-159 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118261542912 |