Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Fábio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Marcello, Silva Filho, Olavo Leopoldino da, Cruzeiro, Wendell da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212
Resumo: A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.
id UNEB-5_fce9532f94b25ac6ac55db2d9a5573f2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/12212
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidianaAprendizagem ativaEnsino por descobertaModelo de ensino 5ELuzTecnologiasA abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1221210.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 138-1592177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8253https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8291Copyright (c) 2021 Fábio Ferreira Monteiro, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva FIlho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Fábio FerreiraFerreira, MarcelloSilva Filho, Olavo Leopoldino daCruzeiro, Wendell da Silva2021-07-27T22:44:16Zoai:ojs.192.168.5.50:article/12212Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:44:16Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
title Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
spellingShingle Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
Monteiro, Fábio Ferreira
Aprendizagem ativa
Ensino por descoberta
Modelo de ensino 5E
Luz
Tecnologias
title_short Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
title_full Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
title_fullStr Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
title_full_unstemmed Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
title_sort Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
author Monteiro, Fábio Ferreira
author_facet Monteiro, Fábio Ferreira
Ferreira, Marcello
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Cruzeiro, Wendell da Silva
author_role author
author2 Ferreira, Marcello
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Cruzeiro, Wendell da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Fábio Ferreira
Ferreira, Marcello
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Cruzeiro, Wendell da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino por descoberta
Modelo de ensino 5E
Luz
Tecnologias
topic Aprendizagem ativa
Ensino por descoberta
Modelo de ensino 5E
Luz
Tecnologias
description A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8253
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212/8291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Fábio Ferreira Monteiro, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva FIlho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Fábio Ferreira Monteiro, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva FIlho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 138-159
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118261542912