Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Jucimar Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554
Resumo: O presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri.
id UNEB-6_17653f1d89eb78ceab7403cf4e244749
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1554
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri CantagaloLeituraPráticas de leituraEducação Escolar IndígenaO presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/155410.30620/p.i..v2i2.1554Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-942237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554/1016Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Jucimar Pereira2023-07-23T21:31:57Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1554Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-07-23T21:31:57Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
title Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
spellingShingle Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
dos Santos, Jucimar Pereira
Leitura
Práticas de leitura
Educação Escolar Indígena
title_short Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
title_full Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
title_fullStr Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
title_full_unstemmed Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
title_sort Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
author dos Santos, Jucimar Pereira
author_facet dos Santos, Jucimar Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Jucimar Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Práticas de leitura
Educação Escolar Indígena
topic Leitura
Práticas de leitura
Educação Escolar Indígena
description O presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554
10.30620/p.i..v2i2.1554
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v2i2.1554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554/1016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190116978688