Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pontos de Interrogação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554 |
Resumo: | O presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri. |
id |
UNEB-6_17653f1d89eb78ceab7403cf4e244749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1554 |
network_acronym_str |
UNEB-6 |
network_name_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri CantagaloLeituraPráticas de leituraEducação Escolar IndígenaO presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2015-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/155410.30620/p.i..v2i2.1554Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-942237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554/1016Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Jucimar Pereira2023-07-23T21:31:57Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1554Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-07-23T21:31:57Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
title |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
spellingShingle |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo dos Santos, Jucimar Pereira Leitura Práticas de leitura Educação Escolar Indígena |
title_short |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
title_full |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
title_fullStr |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
title_sort |
Práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo |
author |
dos Santos, Jucimar Pereira |
author_facet |
dos Santos, Jucimar Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Jucimar Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Práticas de leitura Educação Escolar Indígena |
topic |
Leitura Práticas de leitura Educação Escolar Indígena |
description |
O presente texto é resultado de um trabalho em Nível de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II – Alagoinhas no período de 2010-2011, cujo objetivo foi investigar as práticas de leitura dos professores indígenas Kiriri Cantagalo do Ensino Fundamental (5a à 8a série) que atuam no Colégio Estadual Indígena Florentino Domingos de Andrade, Aldeia Araçás do Município de Banzaê, no estabelecimento da relação entre cultura, educação e leitura. Para o desenrolar da pesquisa foi utilizada a seguinte questão: as práticas de ensino de leitura desenvolvidas pelos professores indígenas Kiriri Cantagalo têm contribuído para o fortalecimento de sua cultura indígena? A pesquisa percorre justamente questões de encantamento sobre o que vem a ser a leitura em uma escola indígena do Nordeste da Bahia, em um contexto de suas lutas históricas, conquistas e questões delicadas, tais como o processo de retomada do Território Indígena Kiriri, que vem ocorrendo a partir da década de 1970, os seus projetos societários, o acesso a bens culturais, a preservação e fortalecimento da cultura indígena Kiriri. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554 10.30620/p.i..v2i2.1554 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554 |
identifier_str_mv |
10.30620/p.i..v2i2.1554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1554/1016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 2 No. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 2 n. 2 (2012): Linguagens, identidades e letramentos; 79-94 2237-9681 reponame:Pontos de Interrogação (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Pontos de Interrogação (Online) |
collection |
Pontos de Interrogação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br |
_version_ |
1797042190116978688 |