Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elcimar Simão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3297
Resumo: Este artigo busca compreender as práticas de leitura em espaços formativos com base em vivências de docentes do Ensino Fundamental no município de Aracoiaba-CE, participantes de um grupo de formação contínua. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com o viés metodológico da pesquisa-formação, utilizando como estratégias de aproximação a observação participante e entrevistas com seis professoras. Os resultados revelam que a formação contínua favoreceu um novo olhar para as práticas docentes, subsidiando modos de fazer e pensar as estratégias de leituras desenvolvidas em sala de aula. 
id UNEB-6_1ec7ce5c4fb7ba0384c684513c097517
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3297
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino FundamentalEste artigo busca compreender as práticas de leitura em espaços formativos com base em vivências de docentes do Ensino Fundamental no município de Aracoiaba-CE, participantes de um grupo de formação contínua. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com o viés metodológico da pesquisa-formação, utilizando como estratégias de aproximação a observação participante e entrevistas com seis professoras. Os resultados revelam que a formação contínua favoreceu um novo olhar para as práticas docentes, subsidiando modos de fazer e pensar as estratégias de leituras desenvolvidas em sala de aula. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/329710.30620/p.i..v6i2.3297Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 97-123Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 97-123Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 97-1232237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3297/2165Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Elcimar SimãoLeite, Maria Cleide da Silva Ribeiro2023-05-08T22:16:12Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3297Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-08T22:16:12Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
title Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
spellingShingle Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
Martins, Elcimar Simão
title_short Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
title_full Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
title_fullStr Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
title_sort Práticas de leitura em espaços formativos: entremeando leitura e Ensino Fundamental
author Martins, Elcimar Simão
author_facet Martins, Elcimar Simão
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
author_role author
author2 Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elcimar Simão
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
description Este artigo busca compreender as práticas de leitura em espaços formativos com base em vivências de docentes do Ensino Fundamental no município de Aracoiaba-CE, participantes de um grupo de formação contínua. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com o viés metodológico da pesquisa-formação, utilizando como estratégias de aproximação a observação participante e entrevistas com seis professoras. Os resultados revelam que a formação contínua favoreceu um novo olhar para as práticas docentes, subsidiando modos de fazer e pensar as estratégias de leituras desenvolvidas em sala de aula. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3297
10.30620/p.i..v6i2.3297
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3297
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v6i2.3297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3297/2165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 97-123
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 97-123
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 97-123
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190701035520